Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Mais pessoas de máscara na Nereu Ramos

Em um mês, redação do 4oito percebe a ampliação do uso do item na defesa contra a Covid-19

Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 04/05/2020 - 15:29 Atualizado em 04/05/2020 - 16:08
Fotos e vídeo: Marciano Bortolin / 4oito
Fotos e vídeo: Marciano Bortolin / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Há um mês, o 4oito vai a praça Nereu Ramos uma vez por semana para verificar a adesão pela máscara pelos criciumenses como forma de proteção contra o novo coronavírus (Covid-19). O que se percebe é que, mesmo não sendo obrigada, a utilização está sendo ampliada. 

Amostra: 100 pessoas
Com máscara: 90
Sem máscara: 10

Nesta segunda-feira, 4, de 100 pessoas, 90% estavam usando o item e somente 10% estavam sem. Nas duas últimas vezes, 80% usavam máscara e na primeira vez que a redação do 4oito fez a verificação, o número era menor: 60%.


Dia 14/04: 60% de máscara
Dia 20/04: 80% de máscara
Dia 27/04: 80% de máscaras

Diferente de Criciúma, cidades do Sul como Cocal do Sul, Araranguá, Braço do Norte, Içara e Morro da Fumaça, já tornaram obrigatório o uso da máscara. Em Criciúma, por enquanto, a história é diferente. “Temos feito avaliações nesse sentido, mas não foi tomado decisão nenhuma em relação à obrigatoriedade, mas sim a acessibilidade. A acessibilidade e a conscientização de cada um é fundamental, mas ainda não há decreto de obrigatoriedade em Criciúma”, destacou o secretário de saúde, Acélio Casagrande.

Uso de forma incorreta

Nesta segunda-feira, 4, o 4oito, em passagem pela Nereu Ramos, percebeu também algumas pessoas utilizando o item de forma errada, o que acaba não protegendo nem quem está com a máscara, nem quem está próximo. Em pouco tempo, percebemos pessoas com o nariz descoberto, outros com a máscara no queixo, com boca e nariz expostos e ainda alguns com a máscara pendurada em uma das orelhas. Outro fato que chama atenção é a grande movimentação no centro de Criciúma.

Tags: coronavíurs

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito