No último domingo, 20, o Próspera empatou pela primeira vez no Campeonato Catarinense. E não foi qualquer empate. Foi uma prova cabal de poder de reação aquele 2 a 2 decisivo diante do Joinville, adversário direto na luta pela permanência na Série A. E mais: praticamente na casa do adversário. Afinal, se o jogo era no João Marcatto com mando do Próspera, era no João Marcatto que fica a 373 quilômetros do Mário Balsini e a apenas 53 quilômetros da Arena Joinville.
Nem isso intimidou o Próspera. É essa força, notada também contra os grandes do Catarinense (Chapecoense, Figueirense e Avaí, os vencidos pelo Time da Raça), que precisa ser reproduzida na noite desta quinta-feira, 24. O Próspera tem um duro desafio diante do Brusque, o time da hora no Estadual. Afinal, vem de cinco vitórias consecutivas e poderá ser líder com os mesmos 20 pontos do Camboriú, mesmo tendo hoje dois jogos a menos que o concorrente que lidera. O Brusque é terceiro.
Brusque x Próspera nesta quinta terá cobertura do Timaço da Rádio Som Maior no Arena Timaço pós Nova Iguaçu x Criciúma, a partir das 17h30min. A bola rola às 19h no estádio Augusto Bauer.
O jogo passado
"Faltou atenção no começo do jogo, mas foram guerreiros e souberam dar a volta por cima", lembrou o técnico Emerson Cris sobre o desempenho da rodada passada. "Montamos uma estratégia em cima da forma de jogar do nosso oponente, mas quando acontece uma situação inesperada, a expulsão do Beto, todo o esquema teve que ser alterado", observou.
E o Próspera conseguiu, diante do JEC, ir atrás do empate mesmo estando perdendo por 2 a 0 e com um jogador a menos. "Com um a menos não tem jeito, o adversário sempre terá uma superioridade numérica, independente do setor de campo, temos que correr certo, leva um tempo para encaixar e graças a Deus, com fruto de muito trabalho, conseguimos controlar mais a partida", apontou. Confira a entrevista de Emerson Cris após o jogo contra o Joinville no podcast:
Oitavo lugar
O Time da Raça entra em campo nesta quinta para seu penúltimo compromisso na primeira fase. Um revés deixará o time ainda em situação difícil, pois se manterá em 10 pontos, ainda em oitavo, apenas 1 ponto à frente de Marcílio Dias e Avaí, dois à frente do Joinville.
Por outro lado, a permanência na elite poderá ser garantida no domingo. Se o Próspera conseguir empatar em Brusque, torcerá para o Joinville ser derrotado pelo Brusque em Joinville e para o Juventus não ganhar do Concórdia em Concórdia. Com essa combinação, o Próspera não cai mais. Se ganhar em Brusque, estará salvo se um time entre Marcílio Dias, Joinville e Avaí não ganhar nos jogos do fim de semana contra Barra, Brusque e Figueirense, respectivamente.
Na última rodada, com mando de campo (que deverá levar para Balneário Camboriú), o Próspera enfrentará o Concórdia.
Relembre os gols do Próspera contra o Joinville:
(Colaboração: Vitor Rizzatti / Especial / 4oito)