A semana começou bastante tensa no mercado internacional devido a uma nova tensão entre Estados Unidos e China. O embate é causado por uma acusação do presidente Donald Trump e do Secretário de Estado norte-americano, o qual disse que existe uma “enorme evidência” de que o Covid-19 veio de um laboratório em Wuhan, berço da pandemia na China.
“Há a expectativa de que volte a guerra comercial entre os países, e seria mais uma problema para a pauta, que já lida com a pandemia do coronavírus. Trump alertou a China que, se for comprovada [a acusação], vai taxar novas tarifas por conta da epidemia”, ressaltou o economista Lucas Rocco.
Em dezembro de 2019 os países haviam “encerrado” um embate comercial e já estavam dialogando pacificamente - mas as condições mudaram. A tensão vem causando a queda dos mercados já abertos, bolsas na europa e futuras norte-americanas em queda - assim como o petróleo, que vai a 18,60 dólares.
Nos Estados Unidos, Trump afirmou que a pandemia pode matar até 90 mil pessoas - superando a projeção anterior, de 60 mil, que já foi ultrapassada pelo país. Na europa, alguns países vão trabalhando com a fase dois de reabertura de economias.