A fim de potencializar o turismo no Geoparque Mundial da Unesco - Caminhos dos Cânions do Sul, deste ano, até 2025, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em conjunto com o Poder Público e empresariado, elabora o Projeto de Desenvolvimento Turístico. Nesta quarta-feira (24), a iniciativa será oficialmente lançada no Auditório Ceprag, em Praia Grande.
>>> Conheça o Geoparque Mundial da Unesco - Caminhos dos Cânions do Sul
"Começamos, em março deste ano, um movimento para potencializar o turismo na região do Geoparque. Esse é um tema muito debatido. E, agora, a gente precisa organizar esse território, os sete municípios, para receber os turistas, olhando para o turismo na ótica de um setor econômico, pensando nele no desenvolvimento regional", afirma a analista de negócios do Sebrae, Juliana Ghizzo.
Sete municípios fazem parte do Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul, são eles: Cambará do Sul (RS), Jacinto Machado, Mampituba (RS), Morro Grande, Praia Grande, Timbé do Sul e Torres (RS).
"A gente entra, agora, num movimento muito mais empresarial, para que a gente possa fazer uma roteirização. É um desafio. A gente tem que estar junto aos entes empresariais e academias, porque é um produto complexo e de preservação. Então, temos que cuidar muito quando falamos em divulgar, porque precisamos fazer um turismo de forma ordenada e integrada", acrescenta Juliana.
Primeiras entregas até setembro
Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Renato Carvalho, os primeiros protótipos devem ser entregues até setembro. "Principalmente para mim, que sou da região Sul, fico muito feliz em ver o desenvolvimento do turismo, que é um dos braços do Sebrae, para fazer com que o pequeno negócio saia do papel. A gente precisa, cada vez mais, do encadeamento produtivo", pontua.
O primeiro passo, de acordo com Carvalho, já foi dado, por meio da estruturação do projeto e do apoio das entidades públicas. "Agora, cabe ao empresário arregaçar a manga, fazer a sua especialização, entender um pouco do processo e ele, sim, ser o protagonista e fazer com que esse círculo entre a hotelaria e gastronomia seja uma recorrência", acrescenta.
"É um grande projeto porque está pegando dois estados: Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É uma vocação nossa somente atuar em projetos para o pequeno negócio. Eu até posso apoiar a grande indústria, mas sempre voltado para o pequeno e microempreendedor", ressalta o presidente.
Saiba mais sobre o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul
O Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul busca impulsionar o desenvolvimento econômico da região e gerar oportunidades de um futuro melhor para seus habitantes, por meio da valorização do patrimônio natural e cultural e do turismo sustentável.
Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul está situado entre dois estados. O território integra sete municípios; desses, quatro são de Santa Catarina: Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande; e três do Rio Grande do Sul: Torres, Mampituba e Cambará do Sul. A área total chega a 2.830 km², com uma população de pouco mais de 78 mil habitantes.