O Campeonato Catarinense 2023 terá o mesmo regulamento que foi adotado na competição deste ano. Por nove votos favoráveis e três contrários, foi aprovada a manutenção da fórmula de disputa. Criciúma, Avaí e Chapecoense foram os votos contrários.
Os favoráveis foram Figueirense, Brusque, Camboriú, Marcilio Dias, Joinville, Concórdia, Hercílio Luz, Barra e Atlético Catarinense. O Conselho Técnico ocorreu na tarde desta quinta-feira (10), na sede da Federação Catarinense de Futebol, em Balneário Camboriú.
O regulamento prevê o confronto de todos contra todos, em turno único, classificando os oito melhores para a próxima fase. Quartas de final, semifinal e final terão partidas de ida e volta. A partir das quartas-de-final, a decisão será nos pênaltis em caso de resultados iguais.
As duas piores equipes ao fim da primeira fase serão rebaixadas.
O Criciúma foi representado no encontro pelo executivo de futebol, Juliano Camargo. O clube carvoeiro teria proposto a seguinte fórmula: as 12 equipes seriam divididas em dois grupos de seis. Os confrontos seriam chave contra chave, classificando os três primeiros de cada uma. Os dois melhores dos seis times que ficaram de fora, independente de chave, passariam às quartas de final. No entanto, a ideia não foi acatada.
Agora, fica a expectativa para a definição e divulgação da tabela do Campeonato Catarinense que deverá ocorrer ainda neste mês.