Paralelepípedo. Um objeto de seis faces, sendo que duas são idênticas e paralelas entre si. Durante anos, paralelepípedos foram usados em ruas das mais diversas cidades do mundo. Nela, os carros trepidam, batem, chacoalham.
É de paralelepípedo a principal rua do distrito de Estação Cocal, em Morro da Fumaça. A localidade pacata e centenária, de pouco mais de 3,5 mil habitantes. A Rua João de Rochi, aquela principal da comunidade, registra intenso movimento há alguns anos. Nela, os carros trepidam, batem, chacoalham. As casas em suas margens racham, os moradores passam por maus bocados devido a isso.
Confira também:
Término da SC-442 é alívio para moradores de Estação Cocal
SC-442: Governador em Cocal do Sul para liberar obra
SC-442: Além da economia, a melhoria da qualidade de vida das pessoas
Um dos problemas é que a Rua João De Rochi é extensão da rodovia SC-442, que liga a localidade ao município vizinho de Cocal do Sul. Outro problema é que o movimento de veículos, principalmente os pesados, aumentou porque a pavimentação da SC-442 iniciou, mas parou. O projeto prevê um desvio por fora de Estação Cocal. Agora, o fim dos problemas parece mais perto. As máquinas voltaram e anunciaram o recomeço das obras na manhã desta terça-feira, 3. “A SC-442 faz parte de um processo anterior que foi paralisado. Pegamos aquele projeto e fizemos uma contratação integrada, assim a empresa faz os ajustes no projeto e em seguida começa a execução da obra, o que faz que ganhamos tempo porque não tem necessidade de outra licitação”, fala o secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Vieira.
As máquinas na pista são do consórcio Setep – Iguatemi, que fez a menor proposta no processo licitatório: R$ 8,4 milhões e fica responsável por pavimentar os 3,2 quilômetros restantes em Morro da Fumaça e os 726 metros em Cocal do Sul. “O cronograma para o término é de um ano. Neste caso, finalizamos aprovação do projeto, especialmente quanto ao único ponto em debate, próximo à Eliane Revestimentos Cerâmicos, em Cocal do Sul”, pontua.
E este ponto citado pelo secretário, também é de paralelepípedo e com intenso movimento de veículos pesados.