A startup Me.Conecta foi a ganhadora da última edição do Startup Weekend, que aconteceu em Criciúma de sexta-feira (14) a domingo (16) no Centro de Convivência da Terceira Idade. O evento tem como ponto forte o networking. Em grupos, os participantes precisam pensar fora da caixa e criar soluções utilizando tecnologias inovadoras. Este foi o caso do quarteto vencedor do concurso.
Formada pelo jornalista Heitor Carvalho (da área de comunicação), Daniel Lindermann (responsável pela gestão), o desenvolvedor técnico da Satc Thiago Zimmermann (no setor de desenvolvimento) e a colaboradora do setor financeiro da Imbraforte Blindados, Janaína de Souza, a startup contou com pontos de vista bem distintos.
“Na hora, cada um apresenta sua ideia e formam um grupo em cima disso. Nosso grupo foi engraçado até, porque o Heitor estava esperando que sobrasse gente para se unir a ideia dele. Não tinha nenhuma que se encaixava com a minha também, então resolvi ficar com ele. Nós saímos de lá sexta-feira com duas pessoas”, contou Daniel.
Depois de formar a equipe, chegou a hora de colocar a mão na massa. “Nós estávamos no centro do idoso, pensamos na solidão dos idosos, então a ideia era conectar idosos. A gente viu que o problema não eram os idosos, eles estão conectados, estão satisfeitos, mas existe uma demanda. A gente pesquisou, embasou, e 17,9% dos brasileiros não realizam atividade física por falta de companhia. Então a gente pensou em conectar essas pessoas”, explicou Heitor.
O evento é realizado durante três dias, por isso, é preciso se organizar. “A gente passou o fim de semana validando a ideia, vendo se a solução que a gente estava imaginando realmente funcionaria. A mão na massa mesmo, de desenvolver, a gente ainda não começou”, disse Thiago. “Os mentores são fundamentais, eles dão insights muito bons, às vezes ele só fala uma frase, só dá um toque e a gente já pensa ‘como eu não pensei nisso antes?”, completou.
Janaína já estava mais por dentro da funcionalidade do evento por ter alguma vivência com a inovação dentro da própria empresa que trabalha. “A Imbraforte tem um centro de inovações de tecnologia voltada para essa ideia de Startup também”, comentou.