Como a temporada de chuvas já era prevista, a Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) tomou medidas preventivas para a garantia do abastecimento das casas nas cidades em que atua, apesar de alagamentos e bloqueios de estradas por todo o estado.
Entre as ações tomadas previamente pela Companhia estiveram a limpeza nas barragens e locais de captação, a instalação de máquinas de bombeamento, o aumento de produtos químicos para o tratamento nas estações e a ampliação emergencial das equipes de manutenção e de equipamentos pesados.
Do total de 194 municípios operados pela Casan em todo o estado, 40 tiveram registro de ocorrências. Os problemas incluem vazão reduzida, dificuldade de captação por conta de inundação e alta turbidez dos mananciais de onde a água é captada. Para solucionar essas questões, as equipes da Companhia prestaram o atendimento imediato mesmo durante o fim de semana e o feriado desta última quinta-feira (12).
Para os locais mais atingidos pelas enchentes, como o município de Taió no Vale do Itajaí, a Casan enviou 7200 copos de água aos moradores, em um esforço coletivo com o Governo do Estado e da Defesa Civil. No momento, está também em estudo uma forma de desconto na fatura de água para os usuários das localidades mais afetadas.