Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Mil suspeitos de coronavírus aguardam exames em SC

Dado, revelado pelo governador Moisés, confirma a preocupação com salto dos índices no estado

Por Denis Luciano Florianópolis, SC, 02/04/2020 - 17:03 Atualizado em 02/04/2020 - 17:10
Reprodução / NSC TV
Reprodução / NSC TV

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

No relatório do fim da tarde desta quarta-feira, 1, Santa Catarina contava com 247 casos suspeitos de coronavírus e dois óbitos oficialmente registrados. Mas os números poderão ser bem maiores. Foi o que reconheceu o governador Carlos Moisés ao informar, em entrevista à NSC TV nesta quinta, 2, que há muita gente na fila de espera por exames ainda.

"Colhemos 2,9 mil amostras, entregamos 1.813 resultados", referiu Moisés. "Cerca de mil casos suspeitos estão no Lacen no aguardo de resultados dos exames", detalhou.

Uma das dificuldades é a falta de testes. "Chegaram do Ministério da Saúde 280 testes. Estão chegando agora mais 600 unidades até sexta-feira, outros 4,8 mil têm previsão de entrega até o início da próxima semana", referiu o governador. "Nosso foco, pela dificuldade logística, é testar quem ingressa no sistema de saúde com sintomas ou em condição grave", explicou.

Moisés acredita que as medidas tomadas colaboraram para que os números não fossem maiores. "Como fizemos o isolamento social, no dia certo, na hora certa, quando detectamos o primeiro caso, fica muito difícil de estimar os números absolutos", justificou, quando indagado sobre a realidade da subnotificação. "Tomamos medidas duras, que não eram fáceis de tomar, no tempo certo, imaginamos que temos menos casos de grandes massas por isso, mas isso vai se revelar nos 7 ou 14 dias no máximo", emendou.

A qualidade dos testes

Sobre a imprecisão de resultados - em Criciúma o primeiro resultado apontou para negativo mas o segundo confirmou diagnóstico para Covid-19 no caso do óbito do empresário Evaldo Stopassoli - o governador explicou "que levam algumas horas entre teste e reteste. Os testes rápidos têm algumas limitações, o tempo de contágio, a secreção nasal e oral sem vestígio de contato com o vírus, a infecção pode ser localizada em outras partes do corpo. Em cada modalidade, temos restrições para afirmar com precisão se o teste deu positivo ou negativo", enfatizou.

Carlos Moisés volta a se pronunciar às 18h em entrevista com transmissão da Rádio Som Maior e 4oito.

 

Tags: coronavírus

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito