O Ministério da Saúde expediu, nesta sexta-feira, 13, uma orientação à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que evite presença de público em jogos de futebol de imediato, por conta do avanço do coronavírus em todo o Brasil. A recomendação é extensiva a gestores estaduais e municipais e diz respeito, também, a realizações de natureza governamental, artística, científica ou comercial. Nos casos em que for possível, a União sugere inclusive o cancelamento dos eventos.
A partir dessa norma federal, a CBF se manifestou. Em nota, comunicou que se encontra em sintonia com o Governo Federal e que determina jogos sem público nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro. Com isso, não terão torcida jogos como São Paulo x Santos (sábado) e Corinthians x Ituano (domingo), pelo Paulistão, Flamengo x Portuguesa (sábado), Botafogo x Bangu e Vasco x Fluminense (domingo), pelo Carioca.
Outras federações já se manifestaram. No Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais as partidas também serão sem torcida, em todos os jogos das respectivas rodadas. Em Santa Catarina, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) ainda não se pronunciou. Pela manhã, em entrevista à Rádio Som Maior, o presidente Rubens Angelotti afirmou que os jogos estavam mantidos e com presença de público, até nova orientação. Com isso, ao menos por enquanto o jogo Joinville x Criciúma, marcado para domingo às 16h na Arena Joinville, terá torcida, a exemplo das demais partidas da rodada do Campeonato Catarinense.
Confira abaixo a nota da CBF:
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em sintonia com as orientações da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, determina que, a partir desta sexta-feira (13), todas as partidas de futebol marcadas para as cidades de São Paulo (SP) e do Rio de Janeiro (RJ) sejam realizadas sem a presença de público.
A CBF já comunicou as Federações Estaduais de futebol de São Paulo e do Rio de Janeiro para que tomem as medidas necessárias em relação às competições disputadas nas respectivas cidades.
Essa medida tem prazo indeterminado e está sendo tomada por conta do estágio de transmissão comunitária do coronavírus, já identificado pelo Ministério da Saúde nestes centros urbanos, situação que gerou a recomendação expressa de restrição do contato social nestes eventos.
A CBF monitora de forma permanente o cenário nacional junto ao Ministério da Saúde, cujas orientações continuarão balizando as decisões da entidade."
A determinação de suspensão de jogos já está em vigor para a Copa do Brasil, Taça Libertadores da América e Eliminatórias da Copa do Mundo, nas próximas semanas.