Após cinco dias da 4ª edição do Empreende SC, o empreendedor Davi Ribas, que foi umas das atrações do evento, falou sobre o tema da sua palestra. Ele explica como fazer com que sua empresa seja seguida como uma religião, as bases do negócio e como seguir o mito, rito e doutrina. Para isso, o ponto principal apontado por ele é a criação de um movimento.
Confira a entrevista completa com Davi Ribas no canal do YouTube do 60 Minutos:
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Na prática, a tese de Davi usa os três tópicos para conectar os dois fatores mais importantes em uma empresa: cultura interna e marketing. E, afinal, onde a criação de movimentos entra em cultura interna e marketing?
“O código de cultura interna da empresa vai passar a ser baseado nessa causa, então o grande ideal da empresa vai passar a ser o grande ideal pelo qual os funcionários vão lutar. O inimigo da empresa é o inimigo contra o qual os colaboradores e toda aquela estrutura vai lutar”, detalhou.
Os funcionários e os clientes formarão, nutrirão e seguirão uma comunidade, seguindo um líder que é a cara da marca. Criando um índice de cultura interna, haverá um aumento nos índices de produtividade.
No setor de marketing, os clientes também vão comprar o grande ideal e ir contra o inimigo da empresa. “Isso entra na copy, nas campanhas e em todo o escopo de marketing. Toda a comunicação da empresa, tanto para com o cliente, quanto para com seus colaboradores, passa a ser ideológica”, ressaltou o empreendedor.
Como aplicar a tese
O “mito, rito e doutrina” correspondem, respectivamente, às histórias, práticas e regras de uma marca. Possuir esses três pontos principais e garantir que os clientes os conheçam, cria uma clientela fiel a empresa.
Davi Ribas cita a empresa Apple como um exemplo de sucesso que segue os tópicos da tese. A multinacional norte-americana é mais cara, mais difícil e menos comum que as suas concorrentes. Então, na teoria de mercado, as pessoas não a consumiriam.
Mas, a Apple não só vende bem, como é uma das marcas de mais sucesso no mundo. O empreendedor explica o por quê.
Segundo ele a Apple tem seus mitos. “A história de Steve Jobs, a história da marca, as micronarrativas e a história do movimento da Apple, porque essa história está na ponta da língua de todo mundo que compra Apple, as pessoas sabem a história”, salientou.
No segundo tópico [rito], a marca apresenta seus ícones e símbolos. “Temos o fone branco! Antes o fone de ouvido era convencional, então veio a Apple e lançou o AirPods. Se você encontra alguém com um AirPods, pensa: ‘faz parte da minha tribo, comprou o mesmo fone que eu”, disse Davi.
E, por fim, a doutrina. “Como a Apple faz marketing? Eles tiram uma foto muito boa e colocam ‘tirada por um iPhone’. A marca passa a vender um movimento daqueles que pensam diferente, daqueles que buscam segurança. Afinal a criptografia deles é muito melhor, mas eles não falam ‘nossa criptografia é melhor’ eles falam ‘nós acreditamos em segurança”, finalizou o empreendedor.