Os municípios que decretaram situação de emergência em virtude das chuvas podem solicitar a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). No Sul, moradores de Tubarão, Orleans, Forquilhinha, Maracajá, Araranguá, Lauro Müller, Braço do Norte, Capivari de Baixo, São Ludgero, Grão-Pará e São Martinho, que foram prejudicados, têm direito ao benefício. A medida visa reduzir os impactos causados às famílias atingidas.
Além dos municípios do Sul, outras 17 cidades que decretaram situação de emergência - conforme o boletim mais recente da Defesa Civil de Santa Catarina, podem ter acesso ao benefício. São contabilizados 7.100 desalojados e 518 desabrigados, em um total de 44 mil pessoas afetadas, conforme dados informados pelas coordenadorias municipais ao órgão estadual.
Segundo informações da Caixa, quando há eventos climáticos que geram prejuízos à população, os municípios atingidos são passíveis de liberação do FGTS. Após o decreto de situação de emergência ser assinado, as cidades precisam indicar quais as localidades que sofreram os danos e que precisam do acesso ao benefício. As documentações devem ser encaminhadas ao banco, que aprovará, ou não, os saques.
Os municípios que sofreram danos, caso enviem o documento tão logo tenham acesso às localidades e aos moradores que precisam do benefício, devem ter os recursos liberados dentro de 30 dias. Na Região Carbonífera (Amrec), nenhuma das cidades que decretou situação de emergência encaminhou a documentação à Caixa até o momento. Os prejuízos seguem sendo contabilizados.
Municípios em situação de emergência devido às chuvas em SC:
Tubarão
Orleans
Forquilhinha
Urubici
Maracajá
Araranguá
São Joaquim
Lages
Laurentino
Alfredo Wagner
Rio Rufino
Taió
Anitápolis
Monte Carlo
Videira
Macieira
Rio das Antas
Tangará
Rio do Oeste
Anitápolis
Lauro Müller
São Martinho
Armazém
Gravatal
Braço do Norte
Grão-Pará
Capivari de Baixo
São Ludgero