A partir da segunda quinzena de março começam a cobranças nas praças de pedágio na BR-101 Sul. As praças estão instaladas em Laguna (Km 298, limite com Imbituba), Tubarão (Km 346, limite com Treze de Maio e Jaguaruna), Araranguá (Km 408, limite com Maracajá) e São João do Sul (Km 460, limite com Passo de Torres). De acordo com a CCR ViaCosteira, empresa responsável pela concessão do trecho, a estimativa é de que o valor da tarifa fique em R$2,10.
Com a proximidade da chegada da cobrança, moradores das proximidades dos pedágios dizem que sairão no prejuízo por não terem isenção, já que muitos residem em uma cidade e trabalham em outra e o único acesso é pela BR-101.
A exemplo de Laguna, onde o assunto é debatido há meses entre moradores dos arredores da praça de pedágio, que ainda não conseguiram chegar a um acordo com a empresa. De acordo com a CCR Via Costeira, a isenção será apenas para carros oficiais, e no momento não há nada definido se existe a possibilidade da taxa não ser cobrada àqueles que residem por perto.
Moradores do bairro Nova Fazenda, região Norte de Laguna, marcaram para este sábado à tarde um protesto para chamar a atenção CCR ViaCosteira, para que os moradores da região possam ter isenção na cobrança da taxa. O protesto está marcado para às 15h30min, com encontro no pátio da igreja católica e marcha até a praça de pedágio.