O Ministério Público de Goiás deflagrou a operação Penalidade Máxima para investigar um esquema de manipulação de resultados de partidas da Série B de 2022. De acordo com o GE, entre as partidas suspeitas está a vitória de 2x0 do Criciúma sobre o Tombense (MG). O envolvido no esquema nessa partida seria o zagueiro Joseph, do Tombense.
De acordo com as informações já apuradas pela operação, que teve início em uma denúncia do Vila Nova (GO), o esquema consistia em jogadores pagos para cometer pênaltis ainda no primeiro tempo das partidas, interferindo, além dos resultados das partidas, em outros tipos de apostas esportivas. Cada jogador envolvido ganharia ao todo R$ 150 mil no esquema. O prejuízo aos apostadores é estimado em R$ 2 milhões.
Além de Joseph, também são acusados de participar do golpe o meia Romário, ex-Vila Nova, o volante Gabriel Domingos, também do Vila Nova, que teria emprestado a conta bancária para Romário receber o adiantamento do esquema e o lateral Matheusinho, que estava no Sampaio Corrêa (MA) e atualmente defende o Cuiabá (MT).