A Polícia Civil realizou na manhã desta segunda-feira (17) uma operação em Lauro Müller envolvendo a falsificação de históricos escolares e certificados. As buscas foram feitas na Escola Engenheiro Ernani Cotrin, na comunidade do Guatá. A investigação é conduzida pelo delegado Ulisses Gabriel, que responde pela Polícia Civil de Orleans e Lauro Müller.
Conforme as investigações, uma funcionária da escola estava vendendo históricos escolares e certificados por R$ 800. Ela fazia ainda trabalhos escolares por R$ 50. A mulher investigada é moradora do bairro Cairu e um de seus colabores mora em Guatá.
A Polícia Civil fez buscas em diferentes locais para a apreensão de materiais que possam ser investigados. A mulher teria utilizado os sistemas do Estado e da escola, por onde colocava dados falsos e fabricava os certificados. O Instituto Geral de Perícias (IGP) e o Ministério Público estão acompanhando o caso.
Se forem comprovadas as fraudes, a mulher deverá ser indiciada por crimes de corrupção ativa e passiva, além de delito administrativo. A operação é chamada de Fictum Libellum, do latim documento falso.