O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina segue realizando a revisão eleitoral com cadastro biométrico. Neste primeiro semestre, três municípios do Extremo Sul estão na classificação como obrigatórios. São eles, Balneário Arroio do Silva, Maracajá e Sombrio. Na Região Carbonífera, não há nenhum entre o grupo.
Em Balneário Arroio do Silva e Maracajá, os eleitores devem realizar o procedimento até 28 de junho deste ano. Em Sombrio, o prazo termina em 31 de julho. Nestes municípios, quem não realizar o cadastro terá seu título de eleitor cancelado.
O atendimento deve ser agendado pelo site do TRE. No dia marcado, é preciso comparecer no Cartório Eleitoral com título de eleitor, documento de identidade com foto e comprovante de residência dos últimos três meses.
No ano passado, a obrigatoriedade de cadastramento eleitoral foi para os moradores de Ermo e Turvo. Em Ermo, dos 1.904 eleitores, 99,74% cumpriram com a obrigação. Turvo possui 9.015 eleitores e 99,87% realizaram o procedimento biométrico.
Na Amrec sem obrigatoriedade, mas eleitor pode procurar a Justiça Eleitoral
Nos outros 10 municípios do Vale do Araranguá e nos 12 da região de Criciúma, não há obrigatoriedade, mas o eleitor já pode realizar o cadastro não deixando para a convocação.
Nessa modalidade de atendimento os eleitores vão cadastrando seus dados biométricos na medida em que necessitem de alguma operação em seu cadastro como primeiro título, atualização de dados, transferência de município.
Mesmo nos municípios onde ainda não é obrigatório o comparecimento, a recomendação do TRE é que quem ainda não cadastrou seus dados biométricos que faça, agendando o atendimento.