Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Municípios entram na reta final de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana

Por Redação Criciúma, SC, 27/04/2021 - 16:03 Atualizado em 27/04/2021 - 16:06
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nove municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) começam a entrar na fase final de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. De 24 a 28 de maio, acontecerão as oficinas nas comunidades que vão dar base para o documento com as propostas e encerrando a parte três.

Segundo o engenheiro e especialista em Gestão de Municípios da empresa Alto Uruguai, Maycon Pedott, a partir das oficinas sai a minuta de lei, que ainda passa por audiência pública. A previsão é finalizar o plano até o final de julho. O plano já era para ter sido concluído, mas a pandemia atrasou todo o processo, que iniciou em fevereiro de 2020. “Nossa previsão é final de junho, mas podemos estender os trabalhos por mais um mês. Tivemos que paralisar as reuniões, devido ao agravamento da pandemia”, explicou Maycon.

Durante o processo, algumas reuniões foram realizadas de forma virtual. Mas agora serão todas presenciais. “Precisamos da participação efetiva da população para o plano ter validade. Por isso esperamos a melhor no quatro da pandemia”, justifica o engenheiro.

O primeiro município a receber as oficinas, será Nova Veneza, no dia 24 de maio, no período da manhã. Conforme o engenheiro civil da prefeitura de Nova Veneza, Edvar Minatto, é importância da participação popular está em contribuir com a montagem do plano. “É necessário que as pessoas participem deste encontro para que possamos elaborar um plano de acordo, também, com a necessidade que eles nos apontarem”, explica.

Economia aos municípios

O Plano de Mobilidade Urbana está sendo realizado via Consórcio de Intermunicipal de Multifinalitario da AMREC (CIM-AMREC). Foi aberto um processo de licitação, onde a empresa Alto Uruguai, de Concórdia, venceu a disputa. Estão sendo realizados os planos dos municípios de Nova Veneza, Siderópolis, Treviso, Lauro Muller, Cocal do Sul, Orleans, Urussanga, Morro da Fumaça e Balneário Rincão.

“Fazendo em conjunto estamos diminuindo os custos para os municípios. Muitas fases foram realizadas em conjunto, priorizando a economia do dinheiro publico, mas se descuidar da qualidade”, declarou o diretor executivo do CIM-AMREC, Daniel Spillere.

Exigência

O Plano de Mobilidade Urbana é uma exigência da Lei Federal 12.587/2012, que trata da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Os municípios de Forquilhinha e Içara já estão com o documento pronto e Criciúma está encaminhando. O prazo para conclusão do Plano, segundo a Medida Provisória (MP) 906/2019, é para abril de 2021. Esta é a segunda mudança no prazo. A lei original previa como limite abril de 2015. A Medida Provisória 818/2018, publicada em janeiro de 2018, já havia alterado este limite para abril de 2019.

Os municípios que não tiverem aprovado seus planos até o prazo final ficarão impedidos de receber recursos orçamentários federais destinados à mobilidade urbana.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito