Os Municípios do sul de Santa Catarina estão trabalhando em conjunto para construir um roteiro turístico integrado que abrange as cidades da região. A ideia é de que o roteiro seja dividido em sessões, beneficiando cada município de acordo com a seus principais tipos de atrativos, a fim de atrair turistas para toda a região - e não para apenas uma ou outra cidade.
“Temos muitos atrativos na região e a ideia é realmente roteirizar e profissionalizar isso. As pessoas quando fazem um passeio no nordeste ou em Foz do Iguaçu já saem com um pacote comprado, definindo que 6h irão fazer um passeio, às 9h irão pra praia e por aí vai. A ideia é justamente essa, vender a região para todo o Brasil, oferecendo um roteiro pronto que pode ser guiado ou não”, destacou o diretor do departamento de Cultura e Turismo de Siderópolis, Thiago Freitas.
O roteiro contará com sessões como praias, serras, cânions, esporte turismo e turismo de observação. Cada município conta com uma peculiaridade e, sendo assim, estará incluso em determinada sessão apresentada pelo roteiro.
O projeto está sendo construído juntamente com o Sebrae e a Unesc e, segundo Thiago, a intenção é colocar todo esse roteiro em um site a nível nacional e incluí-lo, também, no mapa de turismo nacional.
“Temos a ideia de até agosto ou setembro estarmos com todo esse projeto pronto e liberado para as agências de turismos e governos municipais, assim como para os nossos próprios empreendedores que são fundamentais para isso”, disse.