Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Não arrume a cama ao acordar: os ácaros fazem a festa

Doutor Bactéria falou sobre hábitos que dão mais trabalho e podem prejudicar a saúde

Por Heitor Araujo 28/04/2020 - 15:01
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Quem nunca foi chamado de preguiçoso pelos pais por não arrumar a cada depois de acordar, antes de ir para a escola ou tomar o café da manhã? Pois saiba: você estava certo e os seus pais errados. Em entrevista ao Programa Agora, da Rádio Som Maior, nesta terça-feira, 28, o Doutor Bactéria falou sobre mudança de hábitos em meio à pandemia. Não necessariamente relacionado ao coronavírus, ele lembra: arrumar a cama logo após acordar pode proliferar os ácaros e acarretar em problemas respiratórios.

"Você perde 2 litros e pouco de água por dia, a maior parte é na cama. Se você acordar e forrar, a umidade que vai fazer na cama facilita a vida de ácaro, que vai multiplicar e vai te dar rinite, asma, uma série de problemas respiratórios. Só pode arrumar a cama uma hora depois que você acordou. São hábitos que para mudar é fogo, e (são hábitos) que dão mais trabalho", aponta o biomédico.

Roberto Figueiredo Martins é um renomado biomédico, que ganhou fama nacional ao aparecer em quadros do Fantástico, da Rede Globo. Ele deu mais detalhes sobre a "festa dos ácaros" em camas indevidamente arrumadas.

"Você transpira à noite, a umidade que fica, os ácaros adoram. Só tem resto de pele, mais umidade, vira um banquete para os ácaros. Eles começam a multiplicar, fazem aquele cocozinho que a pessoa respira e dá rinite, asma. Deixa arejando. Colocar travesseiro no sol, outro exemplo. O raio ultravioleta pega na superfície e os ácaros ficam lá dentro. O calorzinho que fica é o que os ácaros pediram para Deus para se multiplicar. Vira um motel de ácaro, fica quentinho e se multiplica", compara.

Outros hábitos que parecem cuidadosos são, na verdade, prejuidiciais. Lavar os alimentos é bom, mas nem sempre: não deve ser feito com carnes, frangos e arroz.

"Se você lavar carne e frango, não tira nenhuma bactéria. Não é uma lavagem por água que tira. Depois você lava com água, aumenta a quantidade de água na carne e bactéria adora água. Você espalha a salmonela em até quatro metros de onde está lavando a carne. Não pode colocar nem vinagre e limão, porque só vai deixar a bactéria azeda, não desinfeta", explica.

E lavar o arroz, qual o problema? É bem grande, se você está preocupado com o valor nutricional do alimento. "O pessoal lava arroz até sair o branquinho. Aquele branquinho é amido. Arroz é amido. Você tira amido do amido, é loucura. Se você lavar arroz, você perde 75% da parte nutricional do arroz", diz o Doutor Bactéria.

"O que você torna hábito, fica fácil. O que tem que mudar o hábito, é mais difícil. Você fala que não pode lavar a carne, não pode lavar frango, não pode arrumar a cama na hora que acorda, não pode lavar arroz. São quatro coisas que te dão mais trabalho, mas você reluta pela mudança do hábito", conclui. 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito