Depois de um ano de muito trabalho, muitas pessoas sonham em alugar um imóvel e ir para a praia desfrutar do descanso. Porém, aquele sonho pode virar um pesadelo se alguns cuidados não forem tomados. “Sempre orientamos que a primeira coisa é procurar profissionais de empresas estabelecidas, e não pessoas que estão na rua. porque se tem problema, ele tem onde procurar a pessoa que foi na rua. Dificilmente você vai encontrar a pessoa para reclamar ou pegar o dinheiro de volta”, presidente do Sindicato da Habitação do Sul de Santa Catarina (Secovi Sul), Hemerson Machado.
O golpe mais comum
Machado revela que o golpe mais comum é aquele em que o suposto corretor apresenta a foto de uma casa, mas aluga outra”. Às vezes, o imóvel nem sequer existe, e geralmente apresentam ainda com o preço muito abaixo do mercado.Estas locações são sazonais e em movimento e dezembro tem muita procura, aumentando o número de golpes”, relata.
A publicitária e analista de Redes Sociais, Alê Koga, também dá o seu alerta sobre este tipo de situação. “É fundamental certificar que está com um profissional credenciado. Quando contratamos médicos ou advogados, procuramos aqueles que são certificados, então é bom ter o mesmo bom senso na hora de alugar uma casa. A própria rede social pode dar a resposta. Se a pessoa deu um nome, ou endereço, procure no Google. Às vezes passa batido porque queremos aproveitar o fim de ano, mas é bom tomar estes cuidados. Os golpistas pensam muito bem no golpe, então é fundamental ter todo o cuidado, não confie só em foto, porque foto você pega na internet. Verificar se o imóvel já foi alugado antes, porque isso dá uma segurança maior”, enfatiza.