A pandemia do novo coronavírus trouxe uma série de incertezas e dúvidas por parte da população. Dentro dessas dúvidas, muitas especulações e falsas notícias começam a surgir, como a suposição de que hospitais estariam notificando casos a mais da doença para garantir um ganho com verbas federais - o que é mentira. O presidente da Unimed de Criciúma, Leandro Avany Nunes, confirma: não há ganho econômico para tratar pacientes com Covid-19.
“O coronavírus é um problema de saúde mas, infelizmente, ocorreu uma politização desse problema. Com isso, surge esse tipo de informações falsas. Na saúde suplementar não há ganho nesse tratamento, pelo contrário. Tratar um paciente com Covid-19 faz com que se tenha 40% a 50% de faturamento a menos, mas não nos preocupamos com isso porque queremos é salvar vidas”, declarou Leandro.
O presidente ressalta ainda que, quando a maioria dos procedimentos eletivos são suspensos, os hospitais passam a ter uma arrecadação menor. Os prejuízos financeiros deverão ser observados tanto nos hospitais públicos quanto privados, futuramente.
“O São José também vai enfrentar dificuldades enormes, porque caiu a sua receita de forma geral por conta da pandemia. Pacientes com coronavírus são tratados com conta aberta, não é recebido um valor fechado, e tratar um paciente trará problemas econômicos no futuro”, destacou.