Toda notícia de pessoas que foram curadas da Covid-19 voltaram a se infectar é falsa. Até o momento, não se tem conhecimento de algo deste tipo em nenhum lugar do mundo, é o que afirma o presidente da Unimed de Criciúma, Leandro Avany Nunes. “Quando uma pessoa é infectada ela cria o anticorpo. Não há relato de reinfecção no mundo, muito menos em Criciúma”, destaca.
O secretário Municipal de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande também diz não haver relatos de reinserção do vírus em alguém já curado da Covid-19. “Tenho conversado com pneumologistas e infectologistas todos os dias. Tenho conhecidos no Brasil inteiro, no estado e todos têm esta mesma dúvida ainda da reinserção do vírus no organismo. É realmente ainda muito cedo para dizer alguma coisa”, enfatiza.
Sistema suportará
Avany ressalta que a Unimed possui quatro pacientes com teste positivo para Covid-19 e diz que o sistema de saúde da região deverá suportar os casos. “Talvez com a chegada do inverno, a liberação de atividades, o número de infectados aumente, mas o sistema suportará. Há muito sensacionalismo e nós precisamos trabalhar com fatos reais”, finaliza.