A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou nesta quinta-feira, 26, uma nota oficial na qual confirma o cancelamento da edição 2021 da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Disputada desde 1969, a competição nunca deixou de ser realizada. As discussões para o cancelamento vinham ocorrendo desde agosto, e culminaram na decisão agora tomada, por conta da pandemia de Covid-19.
A não realização da Copinha reflete, também, as dificuldades que os estados tiveram para realizar suas competições de categorias de base em 2020. O Campeonato Catarinense nas categorias sub-20, sub-17 e sub-15 foi cancelado. Tiveram início a Copa Santa Catarina Sub-17, com o Próspera vencendo o Hercílio Luz por 1 a 0 na estreia, em março, e depois a competição foi cancelada, o mesmo acontecendo com o Sub-17 da Série B, que teve duas rodadas em março, com o Próspera obtendo um empate e perdendo uma partida. De resto, nada de base.
Tigre iria à Copinha
O Criciúma estaria na Copinha em 2021, representando Santa Catarina ao lado de Chapecoense, Avaí e Joinville.
Em 2020, o Criciúma chegou à segunda fase da Copa São Paulo, terminando a disputa em 28º lugar. Em 2019, fez uma de suas piores campanhas, caindo na primeira fase e terminando em 115º entre 128 times. Em 2018, o Tigre foi 28º, caindo na terceira fase. Foi eliminado logo na primeira fase em 2017, sendo 78º. Em 2016 terminou em 35º entre 112 equipes, indo até a segunda fase.
Outra má notícia para a base do Criciúma veio nesta quarta-feira, 25. O Tigre estreou mal na Copa do Brasil Sub-17, perdendo em casa para o Maranhão por 2 a 0 e sendo de pronto eliminado.
Mais detalhes
Abaixo, a nota oficial da FPF sobre o cancelamento da Copa São Paulo:
Torcedores e torcedoras,
A Copa São Paulo de Futebol Jr., disputada desde 1969, é um dos maiores orgulhos do nosso futebol. Marca em todos os anos o início da temporada do futebol brasileiro e é o nascedouro dos nossos maiores craques. Não há competição de base no mundo que reúna tanta relevância, competitividade, visibilidade, paixão e sonhos.
A cada ano, todo o time da Federação Paulista de Futebol se mobiliza para organizar 255 jogos em 24 dias, reunindo 128 times de todos os Estados do Brasil. São mais de 3.800 jovens atletas que jogam em busca de um sonho. São longas viagens e 31 municípios paulistas envolvidos numa complexa logística de alojamento, alimentação e organização.
É justamente a grandeza da Copinha que nos fez refletir neste momento difícil de pandemia de Covid-19. Desde agosto, a FPF vem conversando com autoridades médicas, do Governo de São Paulo, de prefeituras e dos clubes para viabilizar a realização da Copa São Paulo 2021.
A partir de todas as informações colhidas e diante do cenário de pandemia, concluímos que mesmo um rigoroso protocolo de saúde não seria o suficiente para garantir segurança a atletas, árbitros e demais profissionais envolvidos nos jogos, além da população das cidades-sede. E acima de qualquer compromisso está a vida.
Assim, a FPF comunica que tomou a dura decisão de suspender a realização da Copa São Paulo 2021.
Esta medida nos provoca imensa dor, sobretudo pelos sonhos dos jovens atletas que veem na Copinha a primeira grande oportunidade para se mostrar ao mundo do futebol.
Nos solidarizamos não apenas com os jogadores, mas também os jovens árbitros, jornalistas e torcedores que, assim como nós, cultivam enorme carinho pela Copinha. Agradecemos aos patrocinadores e parceiros de mídia por entenderem essa difícil atitude. Nos resta a certeza da compreensão desta decisão, que coloca em primeiro lugar a saúde e os cuidados de segurança e isolamento.
Por fim, com intuito de preservar os sonhos de uma geração que não poderá disputar a Copinha em 2021, a FPF permitirá, na próxima edição da competição, que atletas nascidos em 2001 possam disputar o torneio.
Obrigado,
Reinaldo Carneiro Bastos
Presidente da Federação Paulista de Futebol