O Brusque é campeão da Copa Santa Catarina e faturou a Taça Milioli Netto neste domingo em pleno estádio Anibal Costa, em Tubarão. Na decisão com o Hercílio Luz, empatou em 1 a 1 no tempo normal e venceu nos pênaltis por 4 a 3. "Conquista importantíssima. A equipe mereceu pelo que mostrou desde o início", disse o atacante Hélio Paraíba, ex-Criciúma.
Com a conquista, o Brusque está garantido na Copa do Brasil 2019 e engordou o caixa do ano que vem com R$ 500 mil, a premiação mínima para os participantes da competição nacional. O Hercílio, dono de dois títulos estaduais, o Catarinense em 57 e 58, deixou escapar a sua terceira conquista estadual na história.
"É um grupo unido, que jogo, que emoção", disse o zagueiro Ianson, ex-Criciúma e que desfalcou o Brusque neste domingo por lesão, mas que conferiu a partida em Tubarão.
Na partida de ida da decisão houve empate em 0 a 0 em São João Batista. No tempo normal neste domingo, o Brusque saiu na frente com Jeferson Renan, aos 29 minutos. O Hercílio empatou no segundo tempo com Valdo Bacabal, aos 28 minutos.
Nos pênaltis, os goleiros brilharam. Júlio César pegou dois para o Brusque, nas cobranças de Capone e Conrado, enquanto Tigre, do Hercílio, pegou a cobrança de Hélio Paraíba. Airon, Tiago Pará, Mineiro e Zé Augusto fizeram os gols do Brusque. Junior Timbó, Zé Antônio e Lima anotaram para o Hercílio. "Foi um jogo extremamente difícil. Nosso time foi muito guerreiro. Somos tetra na Copa", comemorou o presidente Danilo Rezini. Um público de 2.269 torcedores assistiu a partida.
Agora, na história da Copa SC, são quatro títulos para Brusque e Joinville, dois do Figueirense e um para Araranguá, Criciúma, Chapecoense, Marcílio Dias, Avaí, Tubarão e Atlético Tubarão.
Embora tenha perdido a vaga na Copa do Brasil, o Hercílio Luz já tem calendário nacional para o ano que vem. Será um dos quatro catarinenses na Série D do Brasileiro, ao lado do próprio Brusque, do rival Atlético Tubarão e do Joinville, recém rebaixado da Série C.