Com a proliferação da pandemia do coronavírus, em março de 2020, diversos segmentos do mercado foram afetados. No entanto, também foi um momento de oportunidade para surgir novos negócios e alavancar algumas plataformas online. As vendas no e-commerce, por exemplo, tiveram um aumento de 24%. O dado foi divulgado pelo professor do curso de Ciências Econômicas da Unesc, Thiago Fabris, no Programa Adelor Lessa desta terça-feira, 16.
Além do professor, o programa trouxe quatro cases em segmentos diferentes, que tiveram sucesso por meio das suas inovações, iniciadas devido a pandemia. São eles o gerente de vendas da Soller Indústria Gráfica, Saimon Soller, o proprietário do Meu Home Trainer, Gabriel Mamoru, e a proprietária do restaurante Nonna Luiza, Larissa Bortolotto.
Com 30 anos de experiência, a Soller Indústria Gráfica é responsável pela impressão dos principais jornais de Criciúma e região. Há três anos, decidiu investir na produção de embalagens de papel para comidas entregues no sistema delivery. Devido a pandemia, a procura pelo produto aumentou, resultando em 30% a mais de faturamento da empresa. Atualmente, atendem o Brasil todo e até mesmo países de fora.
Gabriel Mamoru sempre trabalhou como personal trainer em academias, as quais precisaram ser fechadas logo no início da pandemia. O fechamento obrigou o profissional a investir na sua empresa Meu Home Trainer, que iniciou em 2019 mas ainda não contava com grande procura do cliente. O serviço oferecido de forma online, através de vídeo chamada e planejamento de treinos, já tem em média 350 atendimentos por mês e anteriormente, atingia no máximo 50.
No setor de alimentos, a proprietária Nonna Luiza declara que passou por grandes desafios. O segmento também precisou fechar, devido às exigências do Governo Estadual. Com a restrição, começaram a investir na entrega de comidas via Delivery, que despertou a ideia de vender suas massas congeladas. Hoje em dia, contam com uma indústria e vendem os seus produtos para grandes redes de supermercados.