Há anos o mundo digital está presente em todos os lugares e no comércio não é diferente. Cada vez mais fica evidente a necessidade do setor se reinventar e a crise provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), acelerou ainda mais este processo.
A especialista em Marketing Digital, Carla Busarello, diz que o assunto ganhou ainda mãos relevância neste momento. “É preciso pensar nas medidas desde já. Estamos em uma situação de crise e é urgente que a empresa crie um plano de ação para lidar com este cenário. Tudo aquilo que se falava, que haveria uma nova tendência, que haveria uma nova era, uma nova revolução industrial, já não é mais uma tendência, não é mais um anúncio, é uma realidade”, comenta.
Ela diz que a transformação digital nada mais é que adaptar os canais digitais para que a empresa consiga ter mais desempenho e um melhor alcance e até mesmo redução de custos.
Sobre as ferramentas, Carla enfatiza que as mais utilizadas são as gratuitas como Whatsapp e Instagram. “Todo mundo tem celular, todo mundo tem whatsapp, todo mundo tem Instagram. Então, vamos pegar o celular, um banco de dados é importante que a empresa tenha, faz uma foto do produto, bonita, do produto aplicado. Os celulares possibilitam fotos excelentes. Se é uma peça de decoração coloca no ambiente. Se é roupa, pega uma filha, sobrinha, veste a roupa, faz uma pose, uma foto e publica. É importante usar estes canais para mostrar o produto. Mostrar os benefício que este produto entrega, não só a sua forma física, não só uma panfletagem. Não apenas preço e promoção, mas o benefício que leva para o cliente”, diz.
Diversas saídas
Outra dica da especialista é para aquelas empresas que hoje não têm condições de investir em um profissional de marketing ou em um plano estratégico. Ela orienta que estes empresários, além das ferramentas gratuitas, busquem cursos online e vídeos no Youtube que ensinam passo a passo. “Aproveita este momento, se reinventa, estuda, afia o seu machado para que consiga agir de forma correta e supere esta crise. É importante humanizar ao máximo o conteúdo. Gerar relacionamento e não fazer panfletagem. Se relacionar com o consumidor, criar conteúdo que vai ser interessante para o público alvo. Trazendo a empresa como se fosse uma pessoa de fato. Responder todos os questionamentos dos consumidores. Na hora da entrega, mostrar segurança, vai com a luva, com a máscara, mostra que está atento às ordens da OMS”, orienta.
Para todos os setores
Carla diz que todos os setores podem e devem utilizar as redes sociais para vender. “Todo tipo de comércio pode usar este tipo de comunicação. Não tem um segmento que não pode, que não se enquadre. Não tem restrição. Entender a proposta, a solução que quer entregar ao cliente e trabalhar no formato de comunicação. Este é o grande diferencial na crise e no pós-crise. Todo segmento pode e deve utilizar. Quanto mais próximo do consumidor, melhor nessa era da informação que nós estamos. A transformação digital já se mostrou necessária, está presente”, acrescenta.