A expectativa é de casa cheia e um grande jogo na noite desta terça-feira (30), no Estádio Heriberto Hülse. A partir das 21h30, o Criciúma enfrenta o Grêmio pela 27ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O tricolor gaúcho é o terceiro colocado na tabela de classificação, com 44 pontos somados. Já o Tigre está na 11º posição, somando 34 pontos.
LEIA MAIS:
- Criciúma x Grêmio: Tigre quer vencer e aumentar a pressão no adversário
- Criciúma x Grêmio: Ingressos esgotados para os torcedores do Tigre
- Polícia Militar reforça segurança para jogo entre Criciúma e Grêmio
No primeiro turno, realizado em 19 maio, os times empataram em 0 a 0 na Arena do Grêmio. Nas últimas três rodadas da competição, o Criciúma teve uma derrota, uma vitória e um empate. Já o Grêmio passou por duas derrotas e um empate no mesmo período.
Para o comentarista do Timaço, da Rádio Som Maior, João Nassif, a partida desta terça-feira é de risco para o adversário do Tigre, especialmente, no que diz repeito à situação do treinador Roger Machado. "Se perder o jogo hoje, o time entra em uma crise muito forte que pode, inclusive, derrubar o técnico", analisa.
O comentarista do Som Maior Esportes, Ademir Patrício, o Pezão, compartilha da mesma ideia. "O risco de demissão do Roger Machado é grande porque o Grêmio fica em uma situação de aproximação de um quinto ou sexto colocado. O Grêmio pensava estar brigando lá no topo com grande vantagem. Nesta etapa do campeonato, já está praticamente definido o seu acesso. Mas, com a possibilidade de derrota e queda, eu vejo uma pressão muito grande", avalia.
Da mesma forma, Niltinho Rebelo, também comentarista do Timaço, vê a pressão no tricolor gaúcho. “O Grêmio chega muito pressionado, com o seu técnico dependendo do resultado para se manter no cargo”, ressalta.
Objetivos diferentes
Em meio ao cenário de risco para o Grêmio, as equipes têm metas específicas no Campeonato Brasileiro. Por isso, a partida desta noite é importante para ambos os clubes, mas por motivos diferentes.
"O objetivo do Grêmio é o acesso, então se perder, pode ficar em uma situação de dificuldade para consolidar a posição que ele tem hoje. Já o Criciúma quer permanecer na Série B. Por isso, mesmo que não ganhe hoje, tem ainda muitos jogos pela frente para buscar aquilo que ele precisa. Por um lado, um time na pressão, tendo que ganhar, e o outro um pouco mais leve, podendo até perder. Claro que a torcida vai cobrar e os jogadores têm que ir para cima e buscar o resultado", comenta Nassif.
Para Niltinho, qualquer duelo entre os tricolores gera uma grande expectativa. “Não será diferente dessa vez. O posicionamento dos clubes mostra que teremos muita emoção hoje mais tarde. Tigre precisa dos pontos para continuar sua trilha e permanecer na Série B ou chegar à elite do futebol brasileiro. O Grêmio, por sua vez, quer se consolidar no G4 para voltar à Série A.
Já Pezão acredita que a rivalidade é um fator que motiva os times para o confronto. "É um jogo muito importante. O Grêmio vem de uma derrota. O Criciúma vem de um bom resultado fora de casa. Pela motivação por si só, os jogadores vão ter uma dedicação muito forte para os dois lados. O Grêmio, por precisar se confirmar no G4. O Criciúma, por precisar se recuperar, ficar bem longe da zona de rebaixamento e, possivelmente, se aproximar do G4", pontua.