Um título, 20 participações, 87 jogos e 37 vitórias. A tradição do Tigre na Copa do Brasil é evidenciada pelos números, apesar de queda no desempenho nos últimos anos. O Criciúma estreia na competição em 2021 em Cariacica, cidade na região Metropolitana de Vitória, no Espírito Santo, e o adversário é o Marília, do interior de São Paulo. Além de um histórico bom desempenho contra os paulistas na Copa do Brasil, o Tigre nunca perdeu em território capixaba pela competição.
Foram duas partidas no Espírito Santo pela Copa do Brasil. A primeira em 2003, quando o Tigre era clube de Série A do Brasileirão e teve pela frente o Alegrense Futebol Clube na primeira fase. O jogo foi disputado no estádio Sumaré, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, distante 136 quilômetros de Cariacica, local do jogo do Tigre nesta quinta-feira.
Contra o time de Alegre, também do Sul capixaba, então bicampeão estadual, o Criciúma venceu por 3 x 2. O resultado não foi suficiente para eliminar o jogo de volta, como previa o regulamento da época quando o visitante vencia por mais de dois gols de diferença nas duas primeiras fases da Copa do Brasil. No Majestoso, nova vitória, por 5 x 1.
Dejair e Delmer foram os destaques do confronto: o meio-campista marcou dois gols no jogo de ida e o atacante dois no jogo da volta. Paulo Baier, então lateral-direito do Tigre, fez o gol derradeiro do duelo mata-mata.
O segundo duelo do Tigre no Espírito Santo pela Copa do Brasil foi em 2015, no estádio José Olímpio da Rocha, em Águia Branca, cidade próxima à divisa com Minas Gerais e a 140 quilômetros de Cariacica. O adversário foi o Real Noroeste, então bicampeão da Copa Espírito Santo. O Criciúma venceu com facilidade: 4 x 1, com dois gols de Lucca e de Joílson.
Tigre e Marília enfrentam-se no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, nesta quinta-feira, às 15h30. O jogo é mando do Marília e foi para o Espírito Santo após dois decretos estaduais proibindo a realização de jogos, o de São Paulo, que levou o duelo para Varginha, e o de Minas Gerais, fazendo o jogo ir a Cariacica. Como visitante, o Criciúma tem a vantagem do empate para avançar de fase.
* Com informações do site meutimenarede.com.br