Em um jogo sufocante, Criciúma e Barra decidiram a final do Campeonato Catarinense nos pênaltis. O Tigre levou a melhor e enfrenta o Brusque no próximo confronto. As duas equipes disputaram a vaga na tarde deste domingo (24), no Estádio Heriberto Hülse, e resultaram um placar de 2 a 1 para o Criciúma. Nos pênaltis, foram 4 a 3.
O Criciúma fez os dois primeiros gols da partida, mas logo perdeu a liderança, quando o Barra marcou no fim do primeiro tempo. O segundo momento foi marcado de tentativas do Tigre de marcar e seguradas do Pescador, que queria decidir nos pênaltis.
Pênaltis:
- Barra: gols de DG, Adilson e Roldan.
- Criciúma: gols de Fellipe Mateus, Claudinho, Marcelo Hermes e Eder.
Primeiro tempo
O Criciúma pressionou nos primeiros 15 minutos, ganhou vantagem com o segundo gol da partida, mas foi perdendo o domínio e errando passes. Com a abertura, o Barra equilibrou o jogo e encontrou espaço para marcar nos acréscimos.
Nos primeiros cinco minutos, Ewerton espalmou e Claudinho tentou abrir o placar com um chute forte de dentro da pequena área. O goleiro fez uma grande defesa.
Em uma falha defensiva do Barra, Marcelo Hermes cabeceou em assistência e Fellipe Mateus completou, balançando a rede.
Gustavo sentiu o ombro e deixou a torcida preocupada, mas seguiu o jogo. O atleta completou, neste domingo (24), 150 jogos com a camisa do Criciúma. Ele recebeu uma homenagem no gramado antes do aquecimento.
O Tigre ampliou o placar aos 38 minutos, com um gol de Renato Kayzer. Por pouco, o lance não foi considerado impedimento, após análise do VAR.
Nos acréscimos do primeiro tempo, Wesley Matos diminuiu a vantagem do Criciúma marcando o primeiro gol no adversário. O zagueiro recebeu um escanteio de Marcelinho e cabeceou para a rede. Foi falha na defesa do Tigre.
Segundo tempo
Empatados no agregado, as duas equipes entram em campo buscando, ao menos, mais um gol para encaminhar a classificação. O Criciúma passou por lances perigosos no segundo tempo, enquanto o Pescador manteve cautela para evitar que o Tigre abrisse o placar. Foi uma partida de sufoco para os torcedores no estádio.
O técnico Cláudio Tencati mexeu na equipe na esperança de evitar a decisão nos pênaltis. Os jogadores apresentam cansaço físico no gramado. Como de costume, o Criciúma reduz o ritmo, enquanto o Barra segue na intensidade.
Eder avançou no gramado, chegou sozinho na grande área, mas não encontrou alguém para receber o cruzamento e finalizar. A bola se perdeu na linha de fundo de Ewerton. O Tigre não conseguia desenvolver jogadas.
Adriano, que recém tinha entrado no gramado, chegou perto de finalizar e conseguiu um escanteio na área adversária. Fellipe Mateus beijou a bola em expectativa, mas cruzou uma bola muito forte. Foi para linha de fundo.
Tem escanteio para o Criciúma e o torcedor se levantou na arquibancada. O Tigre perde, pelo menos, duas chances de marcar o gol da classificação.