Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Nova diretoria da Via Gastronômica da Acic projeta ações para fortalecer o segmento

Empresário Odair Woichinevski assume a presidência da entidade

Por Redação Criciúma, SC, 09/02/2023 - 16:21 Atualizado em 09/02/2023 - 16:24
Foto: Divulgação/ Acic
Foto: Divulgação/ Acic

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Via Gastronômica, núcleo da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), entra em 2023 com uma nova composição na diretoria para os próximos dois anos. O empresário Odair Woichinevski assume a presidência, ao lado do vice Lucas Biava, do diretor comercial, Leandro Vettorazzi, e do diretor financeiro, Joster Favero.

O empresário Odair Woichinevski, que sucede Joster Favero na presidência, destaca o fortalecimento da Via, com ações que envolvem a busca por mais associados e a qualificação da mão de obra. O núcleo hoje conta com 22 estabelecimentos.

"Nesses últimos dois anos a Via atraiu mais empresários conscientes da importância da união de esforços em prol do fortalecimento do segmento. A pandemia nos fortaleceu enquanto entidade que representa o setor, percebida pelos empresários no momento em que recorreram a nós para ter voz junto ao setor público, bem como fomos percebidos pelo Município, visto a importância econômica que tem este setor", avalia.

"Agora temos alguns desafios importantes a buscar, além de manter a constante renovação do grupo de empresários que fazem parte do núcleo, fortalecendo a Via Gastronômica e garantindo a continuidade de um bom trabalho nos anos subsequentes", enaltece o presidente.

"Temos ideias de trabalhos que a Via possa desenvolver, no sentido de atrair mais empresários, como serviços específicos negociados em grupo, treinamento de equipes, consultoria jurídica, transporte coletivo de funcionários em horários e dias em que atualmente não há o serviço no sistema público, entre outras ações", acrescenta.

Mão de obra

A falta de mão de obra qualificada também é uma dificuldade para o segmento e receberá a atenção da nova diretoria. "Temos algumas ideias nesse sentido. Uma delas é a possibilidade de firmar parcerias com entidades sociais para formação de profissionais para o nosso setor.  Criciúma também tem um turismo de negócios muito forte e, por isso, a importância de ter um setor bem organizado, com estabelecimentos prontos para atender essa demanda", salienta Woichinevski. 

O vice-presidente da Via, Lucas Biava, reitera a preocupação com a falta de profissionais no segmento. "Analisando a grande demanda por equipe qualificada, desde produção, preparo de pratos, passando por atendimento e até a própria entrega, poderíamos, por exemplo, realizar um trabalho junto ao Município para direcionar o público mais carente para essas vagas, oferecendo oportunidade de trabalho e profissionalismo dessas pessoas. Queremos fomentar ações para que a cidade cresça. Se a cidade cresce, nós também crescemos", pontua.

"Estou desde o início na Via Gastronômica e muito motivado com a nova diretoria, acho que chegou o nosso momento. Com o Poder Público querendo investir e promover o turismo, a hotelaria e a gastronomia serão fortalecidas e toda a cidade irá ganhar", coloca o diretor comercial, Leandro Vettorazzi.

Balanço da gestão

Ao fazer um balanço de sua gestão na presidência, o empresário Joster Favero destaca o importante papel desempenhado pela Via Gastronômica durante a pandemia.

"Conseguimos atuar e organizar as pautas do setor naquele momento e levá-las às autoridades competentes, como a abreviação do tempo de fechamento dos estabelecimentos, flexibilidade de horário de funcionamento, interiorização da Abrasel, Associação Brasileira de Bares, Hotéis e Restaurantes", resume.

Em relação aos projetos encaminhados na sua gestão, Favero ressalta o lançamento do Mapa Gastronômico e a entrega do projeto da Rota Gastronômica, que chega como grande desafio para a nova diretoria.  

"A Rota Gastronômica é uma proposta da Via junto ao Poder Público. A Rota inicia na Rua Celestina Zilli Rovaris, passa em frente ao Estádio Heriberto Hülse, descendo até a Santos Dumont, e volta contornando a Joaquim Nabuco. É um círculo de aproximadamente 3,5 quilômetros, com mais de 46 CNPJs de gastronomia", detalha.

"No projeto, estão previstos a ampliação das vias, privilegiando o pedestre, colocação de pórticos e melhorias na iluminação. É um projeto audacioso, de médio a longo prazo, mas que vai transformar completamente a região do Michel e da cidade", avalia o ex-presidente.  

Ainda como ação para este ano, a Via Gastronômica pretende promover o Festival de Sabores em espaço público. 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito