Acontece nesta quarta-feira (24) a inauguração da Codam Criciúma, pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). A estrutura teve um investimento de aproximadamente R$ 800 mil e foi planejada para ser mais uma aliada do meio ambiente, passando a ter características inovadoras e sustentáveis.
“Por questões de recursos alguns equipamentos ficarão para um segundo momento. Deixamos preparada essa ideias da captação da água da chuva e o sistema solar para geração de energia. De qualquer forma a sede é toda em LED. Conseguimos emplacar algumas situações que dão nova identidade. Na fachada temos um jardim vertical com quase seis metros de altura. Isso pode virar um padrão do IMA, porque foi bem aceito. Estamos muito satisfeitos, porque conseguimos dar identidade valorizando esta cara de meio ambiente”, disse Fabricio Minatto, arquiteto responsável pelo projeto.
A estrutura já era do IMA e foi revitalizada e ampliada. A reforma iniciou em dezembro de 2017 e foi custeada com recursos de compensações ambientais, conversões de autos de infração e termos de doação da iniciativa privada. Segundo Minatto, dentro da estrutura há um pequeno auditório para palestras educacionais sobre o meio ambiente e reuniões.