Antônio Sudzinski é agricultor. Mora na Linha Batista. Está há quatro meses esperando uma perícia no INSS, para ter acesso ao seguro a que tem direito. Trabalhador na agricultura, contando o tempo para se aposentar, ele sofreu uma fratura no pé. Não consegue trabalhar. Não pode ir para a lavoura plantar milho, feijão e as outras culturas com as quais trabalha.
Ele foi um dos vários segurados do INSS que, ao chegar na Agência Centro de Criciúma, na Rua São José, se deparou com o aviso: agências fechadas até 11 de setembro. Ou seja, mais um mês sem receber. O INSS só reabrirá suas agências no dia 14 de setembro.
"É, vim atrás da perícia. É a segunda perícia marcada. Estou há quatro meses nessa espera. Estou sem benefício, sem receber. Faz um ano e dois meses que estou com a papelada da aposentadoria ali, tudo parado", comentou o agricultor, à Rádio Som Maior na manhã desta segunda-feira, 24. "Não consigo trabalhar e sem benefício, e ninguém para me atender. Segunda vez que eu venho e nada", frisou. Além dele, havia mais quatro pessoas antes das 8h na porta da agência esperando atendimento.
Suspensões desde março
A determinação anterior do INSS, que está com atendimentos externos suspensos desde março em função da pandemia de Covid-19, era de fechamento das agências até 21 de agosto. O retorno tanto estava anunciado para esta segunda que o seu Antônio não foi o único segurado com atendimento agendado que ficou a ver navios nesta segunda. "Tudo acertado para hoje. Vim tranquilo para ser atendido. Só cheguei e o segurança estava colocando o cartaz", lamentou, ao chegar por volta das 7h30min na agência. "Só para o mês que vem, me decepcionei. Mais um mês sem receber, me virando com o aposento da minha esposa, somos da lavoura", completou.
Como ser atendido
Seu Antônio não tem precisado do atendimento online ou do uso do telefone do INSS para o agendamento. "É que o Sindicato dos Trabalhadores Rurais faz isso por mim", contou. Mas quem tem precisado, reclama. O INSS orienta os segurados a acessar os canais Meu INSS, pela internet, e a Central 135, por telefone.
Na agência de Criciúma, nesta manhã, havia dois seguranças do INSS e estão escalados dois funcionários para atendimentos internos. "De resto, todo mundo trabalhando de casa", contou um servidor que passava por ali.
A nova suspensão da retomada do atendimento presencial foi definida na sexta-feira, 21, tornada pública no sábado, 22, e só está sendo divulgada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 24. A retomada deverá, conforme o INSS, ser gradual nas 1.525 agências de todo o Brasil. “Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva”, explicou o instituto, em comunicado divulgado no fim de semana.
Ouça as informações da reportagem da Rádio Som Maior no podcast: