Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Novas regras vêm aí para eleger diretores

Criciúma projeta mudanças em eleições, ampliando os mandatos para três anos. Assembleia tratará do tema na terça-feira

Por Denis Luciano Criciúma, SC, 27/09/2018 - 07:55
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma assembleia na próxima terça-feira vai fechar o discurso dos trabalhadores em torno de uma consulta feita pela Secretaria Municipal de Educação em Criciúma, a respeito de mudanças nas eleições para diretores de escolas. “Para adaptar a cidade às metas de gestão democrática do Plano Municipal de Educação”, confirma a secretária Roseli de Luca Pizzolo. Está prevista a ampliação dos mandatos dos diretores de dois para três anos. “É praticamente um consenso, todos entendem que dois anos é pouco”, informa.

Resolução encaminhada pelo município à apreciação do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Criciúma e Região (Siserp) levanta o debate. “São adaptações importantes, e esperamos que a secretaria leve em conta aquilo que a categoria deliberar”, comentou a presidente do sindicato, Jucélia Vargas, lembrando que já houve reunião com representantes de escolas, professores e diretores.

O formato atual de direção escolar é de mandatos de dois anos com reeleições indefinidas, sem limites. “Estão se estudando várias propostas, sentimos que a mais aceita é a de mandatos de três anos com direito a uma reeleição, mantendo a exigência atual, de o diretor ser professor efetivo daquela escola”, explicou Jucélia.

A secretária lembra, ainda, que o plano propõe avaliações periódicas dos diretores, item que precisa ser regulamentado. “Quando se candidata o diretor apresenta um plano de metas, ele precisa ser cumprido. Essa avaliação tratará disso”, observou Roseli. 

Jucélia Vargas, presidente do Siserp / Arquivo / 4oito

Outro aspecto que está em debate é a data das eleições. “Atualmente elas são feitas em sábados, com muito pouca participação da comunidade escolar”, comentou a presidente do Siserp. “Uma das ideias é fazer essas votações em dias de semanas e com horários estendidos. É outra proposta que vamos colocar na resolução para a secretaria analisar”, apontou a secretária.

De posse do que for elencado na assembleia, a titular da Educação vai encaminhar um relatório ao prefeito Clésio Salvaro, de onde partirá um projeto para posterior aprovação na Câmara com as alterações propostas. “A intenção do Executivo é fazer essas mudanças a tempo da eleição dos diretores marcada para a segunda quinzena de novembro”, referiu Roseli. “Esperamos que esse caminho de ouvir todos seja respeitado”, emendou a presidente do Siserp.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito