As novas medidas restritivas de combate à Covid-19 anunciadas pela Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) poderão trazer prejuízos aos restaurantes da região. De acordo com o novo decreto, os estabelecimentos gastronômicos funcionariam das 6h às 21h, de segunda a sexta-feira. No fim de semana, eles estariam fechados.
“Se isso acontecer vai ser um absurdo total, vai render mais desemprego ainda no setor de hotelaria e gastronomia. Serão mais casas fechando, sendo que já fecharam várias. Neste momento, este decreto seria uma pá de cal em muita gente”, declarou o diretor comercial da Via Gastronômica de Criciúma e dono da Churrascaria Apolo, Leandro Vetorazzi.
Confira também - Amrec amplia restrições no combate à Covid-19
Leandro afirma que, no momento, estabelecer o atendimento presencial somente das 6h às 21h nos restaurantes é praticamente impossível, já que a grande maioria do público começa a chegar justamente no período da noite. “Dessa forma, seria melhor fechar por completo até o dia de voltar e, quem tiver delivery, utilizá-lo”, disse.
O diretor comercial da Via Gastronômica ainda ressalta o grande cuidado que os restaurantes estão tomando neste período de pandemia, com medidas higiênicas de segurança e distanciamento de mesas. O empresário comenta que, atualmente, o grande vetor de contaminação da Covid-19 se dá em festas privadas, e não em restaurantes.
“Os restaurantes sempre foram seguros, e nossa Vigilância Sanitária está fazendo um belíssimo trabalho. É aguardar e esperar que isso realmente não aconteça porque, se acontecer, mais casas irão fechar e mais pessoas ficaram desempregadas”, disse Leandro.