Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Novembro Azul: A alternativa ao exame de toque retal

O PSA é uma opção segura em meio aos tabus que envolvem homens e a necessária prevenção

Por Erik Behenck Criciúma, SC, 03/11/2018 - 14:35
Médico Roberto Meister / Foto: Erik Behenck / 4oito
Médico Roberto Meister / Foto: Erik Behenck / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Há ocasiões em que tabus também pesam quando a questão envolve prevenção e cuidados com a saúde. E se há um tema que gera controvérsias no universo masculino, é o do exame de toque retal. Mas o procedimento, recomendado aos homens principalmente a partir dos 40 anos para verificar a condição da próstata, conta com outra alternativa para testes preventivos. É o exame de PSA (Antígeno prostático específico), que lida com uma enzima que conta com características do marcador tumoral ideal.

“O PSA é uma proteína fabricada na próstata, que serve como uma porção do sêmen ejaculado. Não precisa ser o câncer, mas outros problemas podem aumentar o PSA e criar uma doença benigna”, explica o médico urologista Roberto Meister Bernardi.

13 mil mortes por ano

Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), Santa Catarina apresenta uma taxa estimada de 80,36 casos a cada 100 mil homens em 2018. O estado está entre os seis que possuem maiores indicadores do Brasil, junto de Rio Grande do Sul (82,05), Paraná (94,19), Mato Grosso do Sul (89,71), Mato Grosso (88,45) e Espírito Santo (87.04). No país, a estimativa é que 68.220 homens apresentem o problema este ano.

Em relação a mortes causadas devido ao câncer de próstata, a estimativa indica mais de 13 mil perdas de vida a cada ano, de acordo com o INCA. Segundo levantamento de 2018 da Globocan (Observatório Global do Câncer), são registradas 359 mil mortes anuais em todo o planeta devido a esta doença, com aproximadamente 1,3 milhão de novos casos a cada ano. A Globocan indica ainda que este é o segundo câncer mais frequente e a quinta principal causa de mortes por câncer em homens.

Câncer em animais

O câncer de próstata é um problema que atinge não apenas os homens, como também os animais, porém, os números são desconhecidos. Os cachorros são os que possuem maiores riscos de terem a doença, os gatos também devem passar por exames preventivos. Urinar com frequência e ter sangue ou pus na urina são alguns dos sintomas apresentados. A castração é uma forma de tratamento, assim como a retirada da próstata do animal.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito