O Serviço Aeropolicial (Saer) de Criciúma conta agora com uma nova aeronave. O helicóptero foi fabricado em 2014, substituindo o equipamento que prestou serviços desde o fim de 2016, produzida em 1994. Deverá sobrevoar ao menos 34 horas por mês, com licitação no valor de R$ 277.780,00.
“Esse equipamento é mais moderno. Os serviços e os atendimentos do helicóptero serão mais rápidos, mais ágeis, com maior segurança para os policias que operam o helicóptero. É uma evolução daquele que tinha aqui”, destacou o vice-governador, Eduardo Moreira.
A aeronave conta com um sistema digital, diferente do antigo, que era analógico. Também é equipada com um bolsão com a capacidade de 500 litros de água, para combater incêndios. Em 2017 o Saer chegou a ficar sem contrato e deixou de operar por alguns dias, no fim do ano, foi discutida a aquisição de um helicóptero próprio, mas acabou não saindo do papel.
“São etapas que sucedem. Enquanto não temos recurso para a compra, nós alugamos. Aqui na região a queda da criminalidade é evidente, além dos inúmeros serviços médicos que foram prestados. Com certeza poupando vidas, o objetivo da gestão pública é servir a população, e aqui mais uma conquista”, analisou Moreira.