Está em fase de planejamento pela Prefeitura de Criciúma um novo modelo de gestão para os terminais urbanos da Próspera, do Centro e do Pinheirinho. A ideia, de acordo com o diretor do Fundo de Saneamento Básico (Funsab) e responsável pelo projeto, Luiz Juventino Selva, é de que os três locais passem a funcionar em sistema de condomínio.
“É igual a um condomínio normal, de casas e apartamentos. Uma empresa especializada irá fazer a administração e os condôminos serão os lojistas que têm salas nos terminais e também a Prefeitura. O Poder Público Municipal vai ser um dos condôminos”, explica Selva.
Para os lojistas, a vantagem nesse sistema será a possibilidade de utilizar de forma mais comercial o equipamento. “Os comerciantes vão poder explorar melhor o espaço. Eles podem fazer espaços publicitários, podem colocar um sistema de som, climatizar o local. Tem muitos benefícios”, comenta Selva.
Já para a Administração Municipal, o lado positivo é poder dividir entre os condôminos os custos que hoje são pagos exclusivamente pelos cofres públicos. “Tudo o que faz parte da estrutura, como água, luz, telefone, funcionários, limpeza, tudo é pago pela Prefeitura. Com o condomínio, esse valor será rateado entre todos”, afirma.