Além de anunciar o novo secretário de Estado da Saúde, o governador Carlos Moisés da Silva (PSL), comentou o novo cronograma da empresa para a entrega dos 200 respiradores. Inicialmente com entrega de 100 equipamentos prevista para o dia 7 de abril e o restante em 30 de abril, agora a empresa pede um prazo maior. “O coronograma de entrega sofreu alterações. Entrega a partir do dia 30 de abril, sendo entregue primeiro 50 e, em meados de maio mais três remessas. Fez este cronograma e alega dificuldades no despacho da entrega lá da China. Estamos lidando com vidas humanas. O governo compra porque precisa e não porque quer. O cenário que tínhamos no início de março era um: o desespero no mundo inteiro pela compra e isso foi mudando na medida que conseguimos, no isolamento social, abaixar esta curva. Isso tudo nos deu um tempo para que possamos programar as compras e esperar um pouco mais a entrega. Além desta, temos mais duas compras encaminhadas”, disse Carlos Moisés.
Estas compras, o governador falou que é um “Plano B”, mas que todas as empresas adquirem os respiradores do mesmo local: a China. “Temos esperança que estes produtos cheguem. Vários planos sendo gestados pelo Estado. Temos até o Plano E”, relatou.
Carlos Moisés relatou ainda que o momento é de guerra contra o vírus. “Vamos continuar firmes no propósito de bem gerir a saúde dos catarinenses. Independente do que falem interpretem parcialmente, o trabalho desempenhado não pode ser maculado por um deslise que pode ter acontecido”, se referindo a compra dos 200 respiradores por R$ 33 milhões.
Novo secretário de Saúde
O governador também oficializou que o secretário adjunto de Saúde, André Ribeiro assume a secretaria no lugar de Helton Zeferino, que pediu exoneração na última quinta-feira. “O doutor André tem a envergadura necessária para dar continuidade a este trabalho. O Doutor André e Doutor Helton tiveram protagonismo em tudo que foi alcançado na saúde de Santa Catarina. Muita coisa foi construída pelo Helton e pelo André. Ele dará continuidade com a mesma equipe e ao trabalho sério e honesto o qual se reporta sempre ao governo”, disse o governador.
O novo titular da pasta comentou o novo desafio. “É um desafio extremamente grande. É preciso dar prosseguimento a tudo que foi construído pela Secretaria de Saúde. Coragem não falta a nenhum que está aqui. Tenham certeza que tem em mim uma pessoa dedicada para trazer segurança principalmente neste momento. Estamos aqui com a equipe toda que também aceitou o desafio. Com certeza vai nos colocar em outro patamar depois de tudo isso”, enfatizou Ribeiro.