Içara teve 861 novos empregos formais gerados ao longo de 2019. É o melhor resultado dos últimos nove anos. Somado aos dados desde 2017, o número é mais do que o dobro do ano anterior e já ultrapassa em 453 contratações as perdas de 1163 postos de trabalho ocorridas em 2015 e 2016, único período negativo no histórico apresentado pelo Ministério do Trabalho e Emprego a partir de 2002.
“O crescimento das vagas de empregos nos deixa muito felizes, isso aponta para a retomada da economia e o nível de confiança do nosso empresariado. Eles começam a gerar novas vagas de emprego e fazem novos investimentos. Esse é um indicador que nos deixa muito felizes, é o processo de destravamento da economia”, comenta o vice-presidente de indústria, comércio e serviço da Associação Empresarial de Içara, Joel Valentin Seldenreich.
A principal contribuição para o desempenho de Içara no ano passadio veio do setor industrial, com 391 novos empregos. A distribuição teve também 261 novas vagas em prestadores de serviços, 112 na construção civil, 64 no comércio, 18 na atividade rural, 15 em serviços industriais de utilidade pública e quatro na administração pública. Apenas a atividade extrativista mineral encolheu com deficit de quatro postos de trabalho.
“Acreditamos que vai continuar assim, temos condições propícias e estruturais. Temos empreendedores que puxam a frente do processo e são muito capacitados”, citou.