O importante papel desempenhado pelo Núcleo da Mulher Empresária da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) foi reconhecido pela entidade nessa semana. O núcleo, que celebra 25 anos de atuação, foi homenageado com uma placa, entregue pela diretoria da Acic.
"O Núcleo da Mulher Empresária foi um dos primeiros núcleos a serem constituídos na Acic e é motivo de muito orgulho para a nossa entidade. Ao longo de sua trajetória, o trabalho tem sido intenso e com muita representatividade, buscando o desenvolvimento das mulheres empreendedoras", enaltece o presidente da Acic, Valcir José Zanette.
A coordenadora do núcleo, Vânia Menegalli, agradece o reconhecimento e destaca a importância do papel das mulheres na sociedade. "É uma satisfação para nós receber essa homenagem, agradecemos imensamente. Contamos com o grande apoio da Acic e da comunidade no desenvolvimento do nosso trabalho, que é embasado e direcionado nas necessidades e nas demandas da mulher que empreende", ressalta Vânia.
"Com a pandemia, as mulheres ganharam ainda mais espaço porque muitos dos seus esposos, filhos perderam seus empregos e elas tiveram que se preparar para desenvolver uma possibilidade de fazer a manutenção e o bem-estar dessa família. Passamos de 24% para 47% o percentual de lares mantidos por mulheres no país. E o núcleo tem este forte objetivo de desenvolver e fortalecer essas mulheres", destaca.
Atuação e destaque no Estado
O Núcleo da Mulher Empresária atua na busca constante de qualificação e conhecimento às mulheres, contribuindo para o empoderamento feminino. As mulheres empresárias de Criciúma também se tornaram referência no Estado, integrando diversas vezes a diretoria do Conselho Estadual da Mulher Empresária de Santa Catarina (CEME).
Fundação do núcleo
No dia 6 de agosto de 1997 foi fundada a Câmara da Mulher Empresária da Acic, quando várias empresárias se reuniram na entidade, com o apoio do presidente à época, Guido Búrigo. Na ocasião, ficou definida a primeira diretoria, que teve à frente a empresária Volnete Cardoso.