Com o intuito de proporcionar mais qualidade aos treinos das crianças e adolescentes que praticam tênis de mesa, a Sociedade Recreativa Mampituba disponibilizou duas mesas e duas redes novas para o Núcleo de Tênis de Mesa do clube dentro do Bairro da Juventude. No local, cerca de 160 meninos e meninas na faixa etária de 7 a 13 anos treinam a modalidade no nível iniciante.
Os equipamentos foram adquiridos através do Edital 7, via convênio com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), por meio do qual o Mampituba recebeu recursos financeiros para modernizar seu parque esportivo, assim como os núcleos de formação.
O coordenador de Educação no Bairro da Juventude, Marcelo dos Santos, destaca que a instituição desenvolve atividades em tempo integral. No contraturno escolar, ela disponibiliza diversas oficinas como atrativos às crianças e adolescentes, principalmente relacionadas ao esporte e à cultura, sendo o tênis de mesa uma das iniciativas que mais atraem os estudantes.
“Trabalhamos para formar cidadãos e o esporte é um importante aliado. Nossa intenção é fazer com que a criança e o adolescente se desenvolvam, se integrem e possivelmente se destaquem na modalidade. Não é porque os nossos alunos não apresentam uma condição social favorável, que eles não tenham capacidade para se desenvolver e se destacar”, enfatiza Marcelo.
Parceiros desde 2017
A parceria entre o Mampituba e o Bairro da Juventude para desenvolver o tênis de mesa ocorre desde 2017 e a iniciativa também conta com o apoio da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma. A técnica da modalidade no Bairro e no clube, Narita Goulart, explica que o tênis de mesa trabalha a concentração, integração, disciplina, agilidade, coordenação motora e muito mais.
“Nosso intuito é aprimorar essas habilidades. Quem se destaca no Bairro da Juventude vai para o Centro de Treinamento Principal, nível intermediário, e na sequência do desenvolvimento pode vir a fazer parte da equipe de alto rendimento do clube, apto para representar a cidade, o estado e até o país em grandes competições. Temos alunos que começaram com sete, oito anos no Bairro e conquistaram título nacional escolar paralímpico, são muitas as oportunidades”, pontua Narita.
A modalidade de tênis de mesa do Mampituba é integrante do projeto de formação de atletas que o clube mantém por meio de convênio, através de editais, com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).