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Nudge: Como essa teoria te faz tomar decisões nos negócios?

O consultor de empresas e especialista em cultura corporativa, Igor Drudi, explica melhor o termo

Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 07/11/2022 - 17:13 Atualizado em 07/11/2022 - 17:13
Foto: Reprodução / esic
Foto: Reprodução / esic

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Também conhecido como a “Teoria do incentivo”, o termo Nudge é uma tese de economia comportamental. No mundo dos negócios, ele visa montar melhores formas de apresentar propostas. Em português, a expressão significa “empurrão”, ou seja, o intuito é auxiliar as pessoas na tomada de decisões.

“Essa é uma teoria muito interessante da economia comportamental, que trata, justamente, de como a gente toma decisões. Trata de tomarmos decisões baseadas em motivações nas quais nós não temos plena consciência”, explicou o consultor de empresas e especialista em cultura corporativa, Igor Drudi.

Na prática, todos são influenciados por pessoas, cultura e muitos outros fatores. Por isso, nem sempre as decisões são tomadas com base na razão. Um exemplo claro disso é quando o consumidor escolhe um produto pelo preço ou pelo formato e não pela qualidade.

“Por exemplo: gente que compra um produto pensando no brinde; compra bolacha pra ganhar o copo; ou vai no cinema pra comprar aqueles baldes de pipoca lá dentro e chega em casa e não sabe o que faz com o próprio balde. Ali ele teve que um Nudge. Teve que um ‘empurrãozinho’!”, exemplificou Drudi.

Como é utilizado no mundo dos negócios?

Ou seja, os negócios usam alguns mecanismos para dar um ‘empurrãozinho’ na tomada de decisão do consumidor, em que este deve seguir o caminho arquitetado pela marca. Essa é uma teoria que nasce na área de desenvolvimento de interfaces.

“Alguns negócios utilizam para orientar movimentos de cultura organizacional, ou seja, se eu quero que as pessoas dentro da minha organização tenham alguns comportamentos. Pode ser utilizado pra melhor absorção de produtos ou alguma estratégia comercial”, frisou o especialista.

Como influencia o consumidor?

A ferramento, segundo Drudi, não é utilizada para que o consumidor faça um escolha melhor. Mas, sim, um gatilho que o ajuda a ser manipulado na escola. Quem compreende esses comportamentos, consegue arquitetar movimentos nos quais as pessoas podem se influenciar e seguir o que foi desejado.

“Tem muito mais a ver com os nossos gatilhos de evitar perdas, buscar prazer, fazer algum movimento que nos tire de algum campo de estresse. E isso a gente vê em coisas pequenas no nosso dia a dia. Enfim, o Nudge faz com que conheçamos como as pessoas tomam decisões baseadas, muitas vezes, em prazeres rápidos e evitar estresse”, concluiu.

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