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Número de alunos voltou a crescer nas escolas de Criciúma após a pandemia

No entanto, média do IDEB para séries finais é abaixo da meta

Por Redação Criciúma, SC, 21/11/2022 - 12:56
Foto: Divulgação/ Observatório Social de Criciúma
Foto: Divulgação/ Observatório Social de Criciúma

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O Observatório Social de Criciúma, por meio da Câmara de Educação, elaborou um relatório sobre a situação das escolas municipais em 2021, quando rede municipal possuía 65 escolas. O relatório elaborado tem o objetivo de quantificar o número de profissionais e alunos envolvidos no processo educacional do município, acompanhar despesas e investimentos realizados na educação municipal e acompanhar o desenvolvimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nas escolas de Criciúma. 

Entre os dados que chamaram a atenção no documento, foi observado que, em 2020, houve uma queda no número de alunos na rede pública em Criciúma. Fato que provou ser oriundo da pandemia e se confirmou com os dados de 2021, mostrando um aumento compensatório. Além disso, a existência de classes multiseriadas que sempre foi um motivo de preocupação, apesar de ainda existir, percebe-se a tendência a extinção desta prática. 

Mesmo assim, o foco maior se instala nos resultados do IDEB, sendo que nos relatórios do OS Criciúma os dados são comparados com cinco outras de nosso estado, com características populacionais semelhantes. 

"Nossa posição no ranking estadual ficou prejudicada nas séries finais e teve uma leve melhora nas séries iniciais. Porém, continuou somente a frente de Lages, das seis cidades usadas para comparação. Observamos ainda que os melhores resultados vêm de escolas que não somente tem boas instalações e profissionais, mas que tem um maior envolvimento de toda a comunidade", explica o presidente do Observatório Social de Criciúma, Mauro Losso.  

Analisando os dados do IDEB, contatou-se que em Criciúma, se manteve uma estabilidade no índice para as séries iniciais (6,2), porém abaixo da meta (6,4). Para as séries finais o índice regrediu (de 5,3 para 5,2), abaixo da meta (5,7). 

"Concluímos que muitas de nossas escolas não atingiram respectivamente as metas propostas. O Observatório Social parabenizou formalmente as escolas que obtiveram os melhores resultados", afirma Losso. 

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