O hospital São José, de Criciúma, está com números de internações bem próximos dos obtidos no pico da pandemia na região. De acordo com o diretor técnico do hospital, Raphael Elias de Farias, o São José já conta com 72 pacientes internados e 77% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) ocupados.
“Nós chegamos a ter 74 internados, no total, e naquele momento tínhamos quatro UTI’s de Covid-19. Agora estamos com três. A quarta não está aberta por falta de técnicos de enfermagem, então fica o aviso de que, se tiver algum técnico que queira trabalhar no São José, precisamos de pessoas para repor o quadro”, comentou o diretor.
A expectativa é de que, com os técnicos já a postos, o hospital possa habilitar mais 10 leitos de UTI ainda na próxima semana. No entanto, segundo Raphael, o São José está próximo de ocupar o máximo de leitos disponíveis.
“Ainda temos leitos disponíveis, mas estamos nos encaminhados para aquele momento de um pico máximo como tivemos lá em julho e agosto, quando tivemos realmente um sistema em seu limite. O que vemos é o relaxamento das pessoas no dia-a-dia, seja em reuniões de família ou em festas de grupos de amigos. Tem que haver uma contenção da sociedade neste sentido de transmissibilidade”, disse.