O Brasil é vice-líder em obesidade infantil para crianças de nove a 11 anos. A nutricionista Fabiane Maciel Fabris recomenda que os pais ensinem desde cedo a culinária para os pequenos, o que ajuda a entender o valor dos alimentos. Para ela, a alimentação deve ser repensada.
“Se uma criança com cinco anos, que já tenha sobrepeso e não for tratada, poderá desenvolver obesidade. Se o bebê for alimentado por fórmula alimentar e ficar mais gordinho, não é a mesma coisa do que pela alimentação”, afirmou a nutricionista.
Para Fabiane, falta orientação para as crianças, sendo que os cuidados devem começar desde cedo. As propagandas na televisão, com a utilização de personagens de desenhos instigam o consumo dos pequenos, a falta de orientação nas escolas também contribui para o agravamento da obesidade infantil.
“É uma falta de capacitação dos professores para trabalhar nas escolas. A influência da mídia também, vemos ainda muitas propagandas feitas com personagens, atraindo o olhar das crianças para alimentos ultraprocessados”.
A nutricionista falou sobre o documentário “Muito além do peso”, que mostra de uma forma pedagógica o consumo de alimentos ricos em açúcar e sal. Segundo ela, mesmo após saberem os maus causados pelos produtos, como refrigerantes, as crianças ainda preferem continuar consumindo.
“O documentário “Muito além do peso” mostra os alimentos, onde muitas vezes a pessoa consome alimento e não sabe a quantidade de açúcar e sal. Tudo transformado de uma forma que a criança entenda”, destacou Fabiane.