Diferente do ano passado, o Criciúma, agora, está na elite do futebol catarinense e a busca é pelo título. Em entrevista exclusiva ao Som Maior Esportes, o treinador da equipe, Cláudio Tencati, disse que em sua visão, o Tigre não possui a obrigação de ser campeão.
“Essa obrigação é um peso maior. O Criciúma está se reconstruindo passo a passo, mas temos um limite de orçamento, nossa folha é boa, para perspectiva de obrigação de título teria que ser maior”, disse o treinador.
[o texto continua após o vídeo]
Assista a entrevista completa:
Ao contrário de muitas equipes, a equipe carvoeira não fez muitos amistosos nesta pré-temporada. “O Criciúma manteve a base e isso ajuda, nosso sistema defensivo é bem sólido, só precisamos ajustar o ataque porque houve muita mudança e não abastecemos como queríamos. Ainda tem atleta para chegar”, explicou Tencati.
Um desses atletas é Eder, atacante experiente de 36 anos que deve assinar com o clube na próxima terça-feira (17). Mas, ele ainda não está nos planos do comandante. “Enquanto não assinar e não fazer exames médicos eu ainda não conto [com o jogador na equipe]”, explica o técnico
Mesmo assinando com o clube, Tencati explica que Eder seria muito mais um primeiro/segundo atacante pela questão física do atleta, mas que vai levar mais de um mês para o jogador estrear caso ele assine com o clube.
Nesta manhã, o clube anunciou Júlio César, atacante ex-Guarani que já atuou com o treinador em outra equipe, apesar de não ser um jogador com muitos gols em sua carreira, Tencati explica que pensa nas contratações pela característica do atleta.
“Trouxemos Caio Dantas que havia sido artilheiro da Série B anos atrás e não fez, Hygor não somava oito gols em três temporadas e fechou a temporada com 14 gols. [Júlio César] é parecido com [Rafael] Bilu, versátil com muita assistência. Apostamos no sentido de ver qual é o motivo para o jogador estar em baixa, não tivemos muitas opções ele foi a melhor”, disse.
Estreia contra Concórdia
O Criciúma estreia pelo Campeonato Catarinense neste domingo (15), contra o Concórdia. Para o treinador, a partida não será fácil. “É um time difícil e encardido. O campeonato é muito forte de nível Série C/B e não adianta olhar para camisa e tradição porque isso não vai ganhar”, contou.
Tencati ainda diz que o catarinense é uma mescla entre futebol bem jogado e bastante força física.
Jogadores
Léo Costa é um dos jogadores que teve seu contrato renovado para este ano e o treinador explicou o motivo. “Foi titular e teve destaque, tem seus lampejos de entrar e fazer as coisas acontecerem, fez o gol contra o Ituano, [ele] não é muito um volante que propõe jogo, precisamos de características diferentes de volantes”
Claudinho deve assumir a titularidade da equipe para o primeiro jogo. “São momentos de fase do atleta, na pré-temporada ele começou melhor, mas vai ser necessário Cristovam também, Marcelo Hermes e Hélder também serão assim, sobre a parte física do Claudinho foi identificado e está trabalhando para regularizar”, explicou.
O treinador também explicou sobre a categoria de base do clube e contou que 10 garotos estão integrados à equipe profissional. “O que tem ocorrido é que a base ficou esquecida nas gestões anteriores, o Criciúma está se reconstruindo, vai ter frutos esse ano? Pode ser que não, mas para 2024, 2025 vai ter, também tem a concorrência de mercado, campeonato catarinense tem vários formadores de base e para achar esses talentos precisa garimpar”, explicou o treinador.
O clube ficou fora da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2023, mesmo com cinco vagas, a equipe carvoeira perdeu o jogo decisivo contra o Camboriú.