A Operação Unfair Play (Jogo Sujo em tradução do inglês), um desdobramento da Operação Lava Jato, atingiu em cheio os bastidores da escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016. Na última semana, o Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia contra o ex-presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) Carlos Arthur Nuzman por corrupção, organização criminosa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas por suspeita de compra de votos na eleição para a escolha da sede.
Nesta sexta-feira (27) o maratonista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima que fez parte da Seleção Brasileira, contou que após os escândalos de corrupção o esporte brasileiro foi fortemente impactado.
“São fatos como esse que impactam a economia e o desenvolvimento esportivo do país. Eu esperava que após Rio 2016 que este legado pudesse florescer e que os atletas pudessem usufruir de tudo aquilo que foi proposto. Mas a gente viu que logo após tivemos um impacto negativo no esporte, com corte de verbas. Hoje o esporte está pagando um preço muito alto. É vergonhoso a situação que estamos vivendo dentro do comitê olímpico, com esses fatos que estão cindo à tona e certamente teremos outros”, lamentou o maratonista.