"O objetivo da educação sempre vai ser a qualidade de ensino", afirma a secretária adjunta da pasta em Santa Catarina, Patrícia Lueders, em entrevista exclusiva à Rádio Som Maior. Com o início do ano letivo, as pautas que têm como foco a área educacional ganham destaque.
"Quando a gente fala na rede estadual, são de mais de 520 mil estudantes e 30 mil professores. Então, é claro, são vários municípios e realidades diferentes. Mas ficamos muito felizes com a acolhida que recebemos nas nossas mais de 30 regionais. O objetivo da educação sempre vai ser a qualidade de ensino e, quando falamos disso, perpassa pelo pessoal, a valorização do magistério e a melhoria de infraestrutura, que é a nossa primeira ação além, com certeza, de manter o diálogo aberto e a escuta ativa", afirma a secretária adjunta.
Patrícia afirma que o Governo de Santa Catarina, através da Secretaria de Educação, concluiu um diagnóstico dos primeiros 30 dias do ano nesta área. Agora, é hora de começar um planejamento estratégico.
"Não tem como, hoje, um gestor contemporâneo achar que qualquer decisão vai ser de cima para baixo. A gente sabe que não funciona. Então, nós já realizamos reuniões com as coordenadorias, queremos aproximar cada vez mais esse diálogo. Porque não tem como acharmos ou desejarmos que nós, enquanto Secretaria do Estado, em Florianópolis, vamos ter o olhar e a escuta lá na ponta. Os 36 coordenadores são os nossos porta-vozes. A gente precisa, cada vez mais, aproximar", finaliza Patrícia.
Na quarta-feira (8), o Governo de SC anunciou que planeja melhorar a infraestrutura das escolas e, além disso, deve aproximar os familiares das instituições de ensino. Ainda, o Executivo Estadual traçou mudanças para beneficiar a qualificação dos professores. Um grande projeto de mudança da forma de avaliação de aprendizagem nas unidades está sendo elaborado pela SED.