Foram longos 13 anos longe da elite do futebol catarinense. Uma espera que acabou neste domingo. O Próspera, o Time da Raça, está novamente entre os melhores do futebol catarinense. O clube criciumense volta a disputar a Série A do Estadual em 2021. A última vez foi em 2007.
Mais que isso, o Time da Raça pode ser campeão da segunda divisão, isso porque o Hercílio Luz, de Tubarão, fez 2 a 0 sobre o Metropolitano e jogou a equipe de Blumenau para terceiro e colocou o Próspera na segunda posição. A final será contra os tubaronenses.
O acesso veio na tarde neste domingo, 13, após a vitória por 1 a 0 sobre o Navegantes, em São João Batista. Com isso, o time chegou aos 17 pontos na terceira colocação da segunda divisão.
O sofrimento durou até o apito final e foi depois dos 30 minutos do segundo tempo, mais precisamente aos 32 que a história começou a mudar. Dimitri, que entrou no decorrer do jogo, de cabeça, fez o gol do acesso.
O apito final e a comemoração dos jogadores e da comissão técnica. Video: Fabricio Junior/FJR
Sem torcida, mas com muita alegria
Quis o destino que o acesso viesse em um ano que a pandemia tirou os torcedores dos estádios. Os torcedores saíram do Estádio Mário Balsini com a penúltima colocação da segunda divisão catarinense em 2019, a uma de ser rebaixado para a Série C, e voltarão a ver o time de perto na elite catarinense.
Classificação final da Série B do Campeonato Catarinense:
Primeiro tempo
Os donos da casa chegaram primeiro com cobrança de escanteio que foi cortado pelo goleiro Roberto. Um minuto depois, o navegantes chegou novamente, também com bola levantada na área, mas em cobrança de falta. Mais uma vez, o goleiro prosperano ficou com a bola.
O jogo seguiu sem muitas emoções. O Próspera tentou pressionar a partir dos 25 minutos, mas sem muito perigo contra a meta do NEC.
A chance do Próspera abrir o placar veio aos 35 minutos em cobrança de pênalti, mas Jean Natal desperdiçou. O Navegantes chegou novamente aos 36 minutos. João chuto forte, cruzado que Roberto defende.
Aos 43 minutos, Bortolotto faz boa jogada para o NEC. Ele saiu driblando do meio campo, invadiu a área, mas bateu para fora. Um minuto depois, Gabriel recebeu na área, bateu cruzado e o goleiro fez boa defesa colando para escanteio. Quase o gol do Próspera. Na cobrança de escanteio, Jean Natal, de cabeça, manda perto do gol.
Segundo tempo
Na busca pelo gol do acesso, o Próspera começou o segundo tempo pressionando. Logo aos dois minutos, o time criciumense teve grande chance, mas o goleiro fez grande defesa.
Dois minutos depois, o Próspera teve mais uma oportunidade. Desta vez a bola é cruzada na área passa por todo mundo e se perde pela linha de fundo.
Aos seis, a primeira chance do NEC. João arrisca de fora da área, mas a bola sobe demais.
Aos 11, nova chance dos donos da casa, mas o atacante chutou em cima do goleiro Roberto que estava caído.
O Próspera voltou a pressionar até que conseguiu escanteio aos 31 minutos. Aos 32, a cobrança e o gol. Dimitri subiu e de cabeça colocou no canto do goleiro do NEC. 1 a 0 para o Time da Raça.
Precisando do resultado para não ser rebaixado, o Navegantes voltou a pressionar e levou perigo aos 41 minutos. Após confusão na área, ninguém conseguiu finalizar e o árbitro apontou falta, frustrando o ataque dos donos da casa.