Na entrevista coletiva que concedeu na véspera da estreia pela Série C do Campeonato Brasileiro, o técnico do Tigre, Paulo Baier, falava que o importante era vencer, independente se o time jogasse bem ou mal.
E foi com este espírito que os jogadores entraram em campo na tarde deste sábado, 29, diante do Ituano. Um jogo sem muitas emoções, típico de início de campeonato em que os jogadores estão buscando entrosamento, mas com gol, e gol do Carvoeiro. Quem balançou as redes foi o camisa 10, Dudu Figueiredo, que deixou os três pontos no Estádio Heriberto Hülse.
Ouça o gol do Tigre narrado por Mário Lima no Timaço da Som Maior:
Mais que isso, o Criciúma venceu em uma estreia pela Série C pela primeira vez na história. O Tigre também não vencia pela competição desde outubro do ano passado. Com o resultado, o Carvoeiro divide a primeira posição do Grupo B com o Novorizontino, que venceu o Figueirense também por 1 a 0.
Próximos compromissos
O próximo compromisso do tricolor é na próxima quarta-feira, 2, porém pela Copa do Brasil. O jogo é em Belo Horizonte, diante do América-MG, às 21h30min, no Estádio Independência. Já no próximo domingo, 6, o confronto é em Porto Alegre, pela segunda rodada da Série C, diante dos gaúchos do São José, no estádio Francisco Noveletto, a partir das 18h.
Primeiro tempo com poucas emoções
Aos três minutos, os visitantes tentaram contra-ataque com o atacante Victor Rangel, mas ele perdeu a bola e a primeira oportunidade no jogo. O Tigre chegou em cobrança de escanteio fechada e o goleiro do Ituano, com um soco na bola, afasta o perigo.
O segundo escanteio para o Carvoeiro veio aos nove. Felipe Mateus cobrou na área, Arilson tentou finalizar, mas o Ituano recuperou a bola e acabou com a jogada dos donos da casa.
O Ituano teve a primeira chance de mandar a bola na área em cobrança de escanteio aos 16 minutos. Fernandinho cobrou e agora foi a vez da zaga do Criciúma afastar.
A melhor jogada apareceu aos 20 e foi do Tigre. Claudinho cruzou na área para Luiz Paulo cabecear, mas a bola se perdeu por cima do gol. O tricolor seguiu trocando passes na tentativa de se aproximar da área dos paulistas.
Ao 27, Claudinho fez outra boa jogada, caiu dentro da área, mas o árbitro mandou o jogo seguir. Dois minutos depois, Fernandinho cruzou na área do Criciúma e Rodrigo subiu para afastar a bola.
Os visitantes chegaram novamente aos 34 minutos. Desta vez, Léo Duarte chutou forte de longe e a bola passou perto do gol defendido por Gustavo. A resposta carvoeira não demorou. Um minuto depois, o atacante Fellipe Mateus chutou, mas a bola foi para fora.
Segundo tempo com gol da vitória
A segunda etapa começou com o Tigre vendo os visitantes chegarem primeiro. A ligação direta buscava Gustavo, mas a bola chegou em Victor Rangel, que ficou com ela. Ainda no início do segundo tempo, o Criciúma ia trocando passes na busca por espaço e para criar uma boa oportunidade.
Porém, mais uma vez os paulistas chegaram com oportunidade melhor. Branquinho encheu o pé de fora da área, mas Fellipe Mateus conseguiu atrapalhar a finalização e ajudar para que a bola saísse pela linha de fundo.
Aos 18 minutos, os jogadores do Criciúma pediram pênalti após apontar toque na mão do defensor do time de Itu, mas o árbitro mandou o jogo seguir. O Carvoeiro passou a ter as melhores chances, o que demonstrava que poderia sair na frente do placar. Aos 24 minutos, Dudu Figueiredo passou para Fellipe Mateus, que soltou a pancada, mas foi no lance seguinte que o camisa 10 do Tigre balançou as redes.
Ele pegou a sobra no lado direito, cortou para o meio e soltou a bomba. Um chute cruzado que venceu o goleiro Pegorari.
O Ituano passou a pressionar em busca do empate, mas o Criciúma foi se segurando como pode. A defesa do Ituano corta nova bola levantada em cobrança de escanteio aos 44 minutos. No fim do jogo, o time paulista ainda perdeu Bruno Lima, que levou cartão vermelho.
Ficha Técnica
Criciúma 1x0 Ituano
1ª rodada da Série C
Horário: 17h
Local: estádio Heriberto Hülse
Arbitragem: Rodrigo José Pereira de Lima, auxiliado por Ricardo Bezerra Chianca e Karla Renata Cavalcanti de Santana (Pernambuco)
Criciúma:
Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Marcel Scalese e Hélder; Dudu Vieira, Arilson Goiano (Jessé), PH (Gabriel Henrique), Dudu Figueiredo e Fellipe Mateus; Luiz Paulo.
Técnico: Paulo Baier.
Ituano:
Pegorari; Pacheco (Caio), Mateus Silva, Matheus Mancini e Verrone; Bruno Lima (Jorge Jiménez), Kaio e Gabriel Taliari; Kadu, Branquinho e Zé Vitor.Técnico: Vinícius Bergantin
Gol: Dudu Figueiredo, aos 27 minutos (Criciúma)
Cartões:
Amarelos: Vinícius Bergantin, Caio, Bruno Lima (Ituano)Vermelhos: Bruno Lima (Ituano)